Cidades do Médio Vale do Itajaí vão retomar a discussão sobre a implantação de um sistema de transporte coletivo integrado na região. A pedido de prefeituras, a Agência Intermunicipal de Regulação (Agir) publicou na segunda-feira (31) uma resolução que institui a criação de um grupo de trabalho para avaliar e estudar propostas.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

De início, farão parte deste grupo municípios que já demonstraram interesse na integração dos ônibus. A lista inclui Apiúna, Blumenau, Brusque, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó. Outras cidades, no entanto, também poderão participar. A resolução dá prazo de 10 dias, a partir da publicação, para que as prefeituras indiquem os representantes.

Os trabalhos serão coordenados pela gerência de controle, regulação e fiscalização de transporte coletivo e demais serviços da agência. Os estudos preliminares deste grupo de trabalho devem ficar prontos em até 90 dias, segundo determinação da Agir. Um documento final, com recomendações e conclusões, será apresentado aos prefeitos.

Reportagem da edição semanal do Santa no dia 29 de agosto, dois dias antes da resolução ser publicada, destacou a mobilidade urbana como um dos grandes desafios de Blumenau e região. O texto da colega Bianca Bertoli lembrou de uma tentativa frustrada de avançar sobre o tema, em 2012.

Continua depois da publicidade

À época, o sistema era mais precário, com bilhetes de papel, e o modelo de funcionamento não agradou os donos de empresas de transporte e os próprios usuários, que precisavam descer no Terminal da Fortaleza para embarcar em um ônibus municipal e continuar a viagem.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.