O ex-promotor de Justiça Odair Tramontin oficializou nesta sexta-feira (8) o retorno ao partido Novo, em um evento que chancelou a sua pré-candidatura a prefeito nas eleições municipais de Blumenau deste ano. Tramontin se refiliou à legenda durante um almoço que, segundo o Novo, reuniu cerca de 200 pessoas no Restaurante Moinho.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Empresários e lideranças estaduais do Novo bateram ponto no ato. Mas uma das presenças mais marcantes talvez tenha sido a do ex-prefeito Napoleão Bernardes (PSD). Ao subir no palanque, ele passou recibo: os pessedistas estarão na chapa de Tramontin, possivelmente indicando o candidato a vice.
“Um amigo querido que também foi meu professor. Sem dúvida, um nome qualificado e capaz de liderar este projeto em favor da cidade que tanto amamos”, escreveu Napoleão em uma rede social.
Tramontin também se manifestou, mais tarde, pelas redes sociais dizendo que “o bom filho a casa torna”. O ex-promotor disputou a prefeitura de Blumenau e o governo de Santa Catarina pelo Novo em 2020 e 2022, respectivamente. Depois dos pleitos, alega ter se desfiliado da legenda por uma imposição legal imposta a membros do Ministério Público. Aposentado da instituição desde o ano passado, ele agora tem corredor aberto para “politicar”.
Continua depois da publicidade
“Seria muito mais cômodo continuar desfrutando da minha vida tranquila e estabilizada. Porém, nunca neguei desafios e não vai ser diferente dessa vez”, publicou o ex-promotor no Instagram.
Ao que tudo indica, Tramontin deve disputar a raia da direita no pleito com o deputado estadual Egídio Ferrari, que está a caminho do PL a pedido de Jorginho Mello — o governador chegou a sondar o ex-promotor para o primeiro escalão do Estado.
Em Blumenau, há quem interprete que as eleições municipais deste ano serão pautadas por causas e valores ligadas ao bolsonarismo, independentemente de legenda partidária. Por isso, pré-candidatos já estão preocupados em marcar posição.
Tramontin, por exemplo, publicou um vídeo nas redes sociais no dia 24 de fevereiro, véspera do ato convocado por Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, apoiando a manifestação “em defesa da liberdade e da democracia”. Ele não chega a citar o ex-presidente. Mas a posição revela o alvo da mensagem.
Continua depois da publicidade
Leia também
Seleto clube das fábricas centenárias de SC ganha um novo membro; veja a lista
27 empresas têm interesse em elaborar projetos de nova duplicação da BR-470
Blumenau decreta situação de emergência por epidemia de dengue
Shopping de Blumenau insiste, mas juiz nega despejo do Starbucks por atraso no aluguel
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp