A Churrascaria Schumacher, um dos mais tradicionais restaurantes de comida típica alemã de Santa Catarina, fechou as portas. A família que administrava o estabelecimento já sinalizava no fim de 2022 que não tinha interesse em manter o negócio. A decisão definitiva foi tomada nesta semana.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O carro-chefe do restaurante, que chegou a ser premiado pelo Guia Quatro Rodas, era o marreco recheado, mas o cardápio ainda contava com outras iguarias da culinária alemã, como o eisbein (joelho de porco) e o spätzle.

Figuras ilustres da política, entre governadores e deputados, além de famosos como o apresentador Ratinho e o goleiro Cássio, do Corinthians, que passou por Guabiruba no ano passado, já se sentaram à mesa do Schumacher ao longo dos anos.

Continua depois da publicidade

O restaurante funcionava desde 1962. Neto do fundador, Orides Kormann contou à coluna que a família cansou da rotina puxada, que inclui abrir aos fins de semana. Ele diz que “já tem uma certa idade” e que as novas gerações, com carreiras encaminhadas, não querem saber do negócio.

— A gente só tem que agradecer essa clientela fiel de 50, 60 anos, que sempre nos prestigiou — diz.

Kormann diz que não havia crise no restaurante. Apesar da decisão, alega que o nome está disponível e que a família aceita ouvir uma proposta caso alguém tenha interesse em manter a tradição do estabelecimento.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Um em cada três brasileiros usa menos o carro desde a pandemia, mostra pesquisa inédita

Concurso Brasileiro de Cervejas terá jurado surdo e caminha para recorde de inscrições

Empresa coloca SC no mapa internacional de produção de codornas

Oktoberfest Blumenau pode ter mais de uma cerveja oficial a partir de 2023