Próxima de celebrar 60 anos de mercado, que serão completados em 2020, a Imperial, uma das mais tradicionais indústrias do ramo de iluminação de Santa Catarina, mudou de sobrenome: trocou o “luminárias” por “lighting”. O empresário Hans Bethe (foto), que hoje toca a fábrica fundada pelo pai, recorre ao novo slogan da companhia para justificar a atualização:
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— Não queremos mais ser vistos como simples fornecedores de luminárias.
Essa percepção de parte da clientela, acrescenta Bethe, estava gerando ruídos no mercado. A Imperial fornece produtos principalmente para projetos industriais e comerciais – não tem como foco a ponta do varejo – e, a exemplo de outras empresas do ramo, enfrentou dificuldades nos últimos anos com a recessão da economia, que freou novos projetos.
Agora, decidiu trocar o “Imperial Iluminação” por “Imperial Lighting” e se reposicionar como fornecedora de “soluções em iluminação”. Isso inclui análise minuciosa de aspectos como ergonomia, conforto e segurança relacionados à luminosidade desses ambientes.
Segundo Bethe, o último ano foi um dos mais difíceis da história da Imperial, mas já há sinais de melhora em 2019. Há muito espaço, avalia ele, para a empresa crescer com projetos de atualização de áreas fabris – troca de luminárias fluorescentes para modelos em LED, mais econômicas e duradouras –, além dos novos investimentos que, espera-se, sejam retomados.
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