Timbó deve ter em breve um mercado público para chamar de seu. Já está na praça um edital de concorrência que busca parceria da iniciativa privada para implantação de um espaço com estandes de alimentação e produtos coloniais, além de apresentações artísticas e culturais. Neste caso, a estrutura não será construída do zero. A ideia do município é adaptar o prédio e o entorno da Sociedade Recreativa e Cultural, instalada na Rua Professor Július Scheidemantel, no Centro.
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A área total soma cerca de 7 mil metros quadrados. Só a edificação existente tem 1,3 mil metros quadrados. Pela proposta da licitação, o futuro concessionário precisará restaurá-la, além de implantar um estacionamento e um projeto de arborização no lado externo, incluindo a instalação de um deck coberto com mesas com vista para o Rio dos Cedros, que corta os fundos do terreno.
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O investimento mínimo estimado é de cerca de R$ 1,5 milhão. As propostas serão conhecidas no dia 3 de novembro. Vence quem sugerir o maior valor de outorga (aluguel mensal pelo espaço), estipulado em no mínimo R$ 10 mil. A quantia será abatida das despesas de revitalização. O prazo de concessão será de 20 anos, mas pode ser prorrogado.
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Os estandes devem ficar espalhados dentro do prédio que já existe, mas também haverá opções do lado de fora. A prefeitura calculou espaço para até 19 operações. O volume, no entanto, pode mudar de acordo com o projeto que for apresentado pelo vencedor da licitação, pondera Caroline Reinecke, gestora do turismo de Timbó. A associação dos produtores orgânicos da cidade terá vaga garantida.
A lista de atividades sugeridas para funcionar no local é extensa. Inclui floricultura, cafeteria, mercearia, peixaria, açougue, bomboniere, tabacaria, livraria, sebo, sorveteria, doceria, choperia ou cervejaria, cachaçaria, fiambreria, empório de produtos naturais, lanchonete, restaurante e lojas de vinhos, souvenires, produtos coloniais, artigos de couro e vestuário tradicionalista.

Prazos
Passada a licitação e a emissão de posse, a empresa vencedora terá prazo de 90 dias para apresentar o projeto de restauração à prefeitura. A partir do aval municipal, os investidores terão um ano para executar as obras. Diante deste cronograma, a expectativa de Caroline é que o novo mercado público seja entregue à comunidade entre o fim de 2022 e o início de 2023.
O espaço será batizado com o nome de Leopoldo Kurtz, que dá nome ao coral da Sociedade Recreativa. Kurtz foi regente e integrante ativo do coral por 50 anos. Até o ano de sua morte, em 2007, ele era o músico mais antigo da banda municipal.
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