O terreno ao lado do antigo Centro de Saúde da Rua Itajaí, em Blumenau, pode dar lugar a um edifício de 25 andares. A ideia é erguer ali um prédio de uso misto, com lojas, salas corporativas e lofts, totalizando quase 23 mil metros quadrados de área construída.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

O projeto é da construtora Scherma e será analisado nesta quarta-feira (14) pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope). O colegiado vai avaliar os impactos da construção sobre imóveis tombados que compõem o centro histórico da cidade.

A proposta prevê a implantação de um pavimento no subsolo e outros quatro apenas para estacionamento – totalizando 326 vagas. Três andares seriam destinados a escritórios – 27 salas no total –, um funcionaria como área de lazer e outros 15 ficariam reservados para 222 lofts de 25 a 35 metros quadrados.

Local de possível construção do edifício (Foto: Divulgação)

O térreo teria um mezanino e espaço para abrigar até duas grandes lojas. Para o último andar está previsto um rooftop aberto ao público, com bar e restaurante e vista para a curva do Rio Itajaí Açu e a Prainha.

Continua depois da publicidade

Em uma apresentação prévia do projeto a qual a coluna teve acesso, os investidores defendem que o empreendimento trará mais vitalidade e público ao local. Lembram que o imóvel vizinho, do antigo posto de saúde, também foi alvo de ocupações irregulares, características que segundo eles não valorizariam a imagem de uma das entradas de Blumenau.

O material também destaca que o projeto do prédio “respeita o espaço visual” do patrimônio histórico do antigo posto de saúde e também não atrapalha a vista do Frohsinn, no Morro do Aipim.

Projeto destina térreo para lojas e andares exclusivos para salas corporativas (Foto: Divulgação)

Coplan

A avaliação do Cope se limitará aos possíveis impactos do prédio sobre o patrimônio histórico. Em uma segunda etapa, em caso de aprovação, o projeto será submetido ao Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan).

Aí devem ser avaliadas pontos como altura – o projeto prevê que o prédio tenha 77 metros – e até mesmo questões geológicas. A região tem se mostrado sensível neste aspecto. Em setembro, um deslizamento de terra atingiu a antiga sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer em um terreno logo ao lado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Serasa vai construir nova sede em SC inspirada no Google

Ranking revela as marcas de chope preferidas do público da Oktoberfest Blumenau

Praça em frente à prefeitura de Blumenau será reformada e ganhará coreto

Empresário de SC é homenageado em Brasília por contribuir com o avanço do 5G