Um terreno gigante às margens da BR-470 em Blumenau, com acesso pela Rua 1º de Janeiro, começou a ser preparado para receber a construção de uma nova fábrica. A área de 60 mil metros quadrados foi comprada em outubro passado pela Ari Armaturen, uma fabricante de válvulas industriais da Alemanha. Ali será instalada a nova sede da Bermo, empresa blumenauense incorporada pelos alemães em 2016.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

As obras devem iniciar ainda neste ano, projeta Bernd Bubeck, presidente da Bermo. A terraplanagem da área já foi concluída. Agora, a companhia trabalha na elaboração do layout e na contratação dos projetos arquitetônicos. A nova fábrica deve ser erguida em etapas. Na primeira, está prevista uma área construída de cerca de 10 mil metros quadrados. O terreno, no entanto, tem tamanho suficiente para chegar a pelo menos 45 mil metros quadrados.

O investimento inicial está orçado em R$ 60 milhões e a expectativa é que a nova fábrica, que incluirá um centro administrativo, fique pronta em 2026. A unidade vai produzir válvulas para diversos segmentos industriais e sistemas de troca térmica e trocadores de calor, escopo já a cargo da Bermo. Existe a possibilidade, no entanto, de nacionalizar a fabricação de itens hoje feitos pela Ari Armaturen na Alemanha.

— Eles estão pensando em trazer uma parte da produção de lá para cá. Mas isso ainda não é oficial, ainda é uma possibilidade — pondera Bubeck.

Continua depois da publicidade

Além da Bermo: relembre outras empresas de Blumenau que foram vendidas

As atuais instalações da Bermo, no bairro Salto do Norte, já estão pequenas, admite o executivo. A empresa tem cerca de 160 funcionários e está ampliando mercado. Recentemente, a Ari Armaturen determinou que a subsidiária brasileira passe a vender produtos do grupo na América Latina – antes a operação ocorria diretamente da Alemanha. Caberá à companhia blumenauense prospectar novos negócios “do México para baixo”, diz Bubeck.

A Bermo não abre números do balanço financeiro, mas o presidente afirma que, desde a aquisição pela multinacional alemã, o faturamento aumentou quatro vezes.

Articulação evitou que empresa deixasse Blumenau

Foi por pouco que a Bermo não teve que deixar Blumenau para crescer. Em busca de um espaço maior para ampliar as atividades no Brasil, a Ari Armaturen chegou a receber ofertas de terrenos em Gaspar. Uma articulação política, no entanto, ajudou a evitar que a companhia migrasse para a cidade vizinha.

Continua depois da publicidade

Em setembro do ano passado, o prefeito Mário Hildebrandt esteve na Alemanha e conversou com diretores da empresa. Ele ressaltou a importância da Bermo para a cidade, apresentou projetos de infraestrutura viária para a região e se colocou à disposição para encontrar uma alternativa.

A engenharia passou por busca de terrenos e concessão de incentivos fiscais para que a empresa permanecesse em Blumenau. Também pesou a favor a qualificação da mão de obra local e o crescimento imobiliário da região Norte, que ajudar a valorizar o investimento. O imóvel adquirido era até mais caro do que áreas oferecidas em Gaspar, mas o conjunto da obra acabou pesando a favor.

Leia também

Esqueleto gigante e histórico de Blumenau está à venda; veja valor e fotos

Parque da neve de SC anuncia hotel de 150 quartos e dá prazo para construir teleférico

Reforma de shopping em Blumenau abre espaço para futuro mercado

Ex-partido de Hildebrandt, Podemos chama Fábio Fiedler para liderar a sigla em Blumenau

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp