Cervejarias de Santa Catarina vão testar um produto que promete ser um divisor de águas para a produção de cerveja artesanal. Desenvolvido pela Nedgex, braço de novos negócios da multinacional alemã Netzsch, o Nxus Brew é um sistema que coleta dados de temperatura, pressão e densidade durante o processo de fermentação da bebida.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região no nosso canal do WhatsApp

Com informações em tempo real, a ferramenta permite que mestres cervejeiros controlem tanques a distância. Isso faz uma diferença grande, já que uma das dores da produção da cerveja é a constante medição da fermentação – processo que influencia na qualidade da bebida, e cuja padronização é um desafio.

No sistema, é possível configurar alarmes para que disparem sempre quando algum parâmetro estiver fora do esperado. Em uma próxima versão do equipamento, será possível controlar os tanques por celular, tablet ou notebook, sem a necessidade de um profissional na fábrica para fazer os ajustes manuais.

A primeira microcervejaria que está testando a solução, inédita no Brasil, é a Pomerânia, de Pomerode – cidade onde fica a sede brasileira da Netzsch. Outras nove empresas do ramo no Estado devem participar dos testes para validar o produto, que deve chegar ao mercado em abril de 2025.

Continua depois da publicidade

Leia também

Projeto de prédio que vai ocupar lugar de posto no Centro de Blumenau dá mais um passo

Multinacional de SC investe em planta-piloto de reciclagem de baterias

O problema que o Brasil precisa resolver antes de discutir a redução da jornada de trabalho

Egidio Ferrari anuncia mais quatro nomes do colegiado em Blumenau