A taxa de esgoto vai ficar mais cara em Blumenau. A Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir) autorizou um reajuste de 3,99%, que passa a contar a partir de abril. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município da última quinta-feira (27). O mesmo percentual também será aplicado nos demais serviços prestados pela BRK Ambiental, concessionária do serviço.

Continua depois da publicidade

O aumento é anual, previsto em contrato, e corresponde à variação da inflação entre os meses de março de 2019 e fevereiro deste ano. Como o IPCA do último mês ainda não foi divulgado pelo IBGE, a Agir utilizou como parâmetro para fechar a conta uma estimativa de variação de 0,33% com base no Relatório Focus, do Banco Central. Eventuais diferenças do índice serão consideradas no próximo reajuste tarifário.

A variação ficou um pouco abaixo da reivindicada pela BRK Ambiental. A empresa havia pedido 4,23% de aumento. Mas, quando apresentou o pedido, o IPCA de janeiro ainda não tinha sido divulgado. O indicador veio menor do que o projetado pela companhia. A estimativa para o índice em fevereiro também foi reduzida, por isso o reajuste autorizado foi de 3,99%.

O contrato da BRK com a prefeitura foi assinado em 2010, com prazo de concessão de 45 anos. Até dezembro passado, o município já contava com 44% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto.

Confira como ficam os preços:

(Foto: Reprodução, Agir)

Continua depois da publicidade