No início do ano, o empresário José Koch contou em entrevista à coluna que o plano do Grupo Koch, varejista catarinense dona das bandeiras Super Koch e Komprão, era figurar entre as 10 maiores redes de supermercados do Brasil até 2028. Ele só não esperava que isso acontecesse bem antes do imaginado.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A empresa foi anunciada justamente como a 10ª maior rede de supermercados do Brasil na última segunda-feira (8), segundo o mais novo ranking da Abras, associação nacional do setor. Em uma década, o grupo já havia subido mais de 50 posições na pesquisa, saltando da 68ª para a 13ª colocação.

Empresário revela os segredos para a varejista Koch crescer 20 vezes em 10 anos

Livro revela como família de feirantes criou um gigante do varejo em SC

Continua depois da publicidade

Entrar no top 10 seria se juntar a um clube de gigantes, muitos deles de capital aberto. A escalada estava nos planos do Koch, mas até a família que administra o grupo foi pega de surpresa com a boa notícia. Para José Koch, o resultado é fruto de um somatório de fatores:

— O primeiro deles é a nossa constância no crescimento, com a abertura de mais de 10 lojas ao ano nos últimos dois anos, e a melhoria contínua de nossos indicadores. O segundo é que seguimos à risca nosso planejamento estratégico, independente da conjuntura interna ou até mesmo externa. Normalmente algumas empresas recuam seus investimentos diante de adversidades, porém nossa decisão foi manter o planejamento e isso se mostrou muito assertivo — destaca.

Quais são as maiores redes de supermercados de SC

Fonte: Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

Continua depois da publicidade

O empresário diz ainda que o próprio estado de Santa Catarina, por ter “uma condição diferenciada, com indicadores socioeconômicos que favorecem o consumo das famílias”, ajudou a impulsionar o crescimento da rede. O Grupo Koch faturou cerca de R$ 8 bilhões em 2023 e hoje tem 67 lojas em 33 cidades do Estado, com geração de 10 mil empregos.

Leia também

Prefeito de Blumenau manda secretários apertarem o cinto para reduzir gastos

Dono do Mortadella e Rosa Mexicano em Blumenau põe pé na Ásia em novo restaurante

Dono do Fort Atacadista planeja investimento recorde e até 14 novas lojas em 2024

Famosa empresa têxtil de SC tira peso das costas ao encerrar recuperação judicial

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp