Blumenau tem um novo vereador, ao menos pelos próximos 30 dias. Ex-operário da Cremer, o hoje aposentado Sérgio Ronchi (PT) assumiu nesta quinta-feira (6) uma cadeira na Câmara Municipal. Vai ocupar por esse período a vaga de Adriano Pereira (PT), que pegou licença não remunerada para tratar de assuntos particulares.

Continua depois da publicidade

Ronchi foi apenas o nono candidato a vereador mais votado do PT nas eleições municipais de 2016, com 422 votos, mas ascendeu ao cargo graças a um acordo interno da legenda, com os demais suplentes abrindo mão da vaga. Este mesmo movimento de valorização de novos nomes já permitiu, na atual legislatura, que Lenilso Silva e Ernesto Topázio Neto assumissem temporariamente uma cadeira no Legislativo.

Natural de Taió, Ronchi tem base na região Norte da cidade e ocupou o cargo de conselheiro tutelar entre 2016 e 2019. No discurso de estreia, já elencou algumas bandeiras: melhorias no Ambulatório Geral do Badenfurt e na ponte pênsil sobre o Rio Testo. Além disso, ele promete apresentar projetos nas áreas de educação e transparência.