Esqueça a “Oktoberfest de verão”. Embora a Sommerfest de Blumenau tenha sido “vendida” assim por muitos anos – e isso fazia sentido na estratégia de promoção lá atrás –, a direção do Parque Vila Germânica tem se esforçado para apagar a pecha de uma versão reduzida da festa de outubro. É uma missão quase ingrata: afinal, como evitar a comparação se o evento acontece no mesmo local, com as mesmas cervejarias e opções de gastronomia da Oktober e com programação musical e decoração tão semelhantes?
Continua depois da publicidade
Pergunte a qualquer pessoa – morador local, turista ou até mesmo quem está lá a trabalho – o que é a Sommerfest e dificilmente você ouvirá uma resposta que fuja da expressão que abre este texto. Foi o que deu para perceber em 11 de janeiro, primeira noite de pavilhões abertos ao público na edição deste ano. O secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, dá razão a quem pensa assim e admite o desafio:
— Estamos procurando a identidade da festa e ainda não achamos.
Nova cara
É essa busca por uma “cara própria” que levou a organização a apostar em mudanças, especialmente na gastronomia. A grande novidade da festa neste ano é o serviço de bar e cozinha oferecido no Eisenbahn Biergarten. Lá o visitante pode pedir bebida e comida nas mesas, servidos em canecos de vidro e pratos de porcelana. Vários garçons ficam a postos para colher os pedidos, receber os pagamentos e fazer as entregas. Também há caixas móveis circulando para abastecer os cartões de consumo.
Continua depois da publicidade
Teste
Funcionou bem no primeiro sábado: fiz o teste e em cerca de dois minutos já estava com o chope em mãos. Um casal do Rio de Janeiro com o qual dividi uma das mesas por alguns minutos, que visitava Blumenau pela primeira vez, era só elogios à iniciativa. Mas a comodidade, claro, tem seu preço. Um fiscal alertava os mais desavisados que era proibido acessar o Eisenbahn Biergarten com copos de plástico, adquiridos nos pontos de cervejarias artesanais do setor 1. Teve gente que foi pega de surpresa com a “barreira”. Muitos que têm o hábito de circular pela festa com um copo na mão não aprovaram.
Filas
Não há cobrança adicional para entrar no Eisenbahn Biergarten, mas havia, na primeira noite de festa, um limite de público – cerca de 400 pessoas –, para garantir que o atendimento seja ágil. Por isso, foram instalados dois pontos na “divisa” com o setor 1, um de entrada e outro de saída. Funcionários do parque munidos de um contador controlavam o fluxo de pessoas, o que chegou a gerar filas em algum momento.
Mais espaço
Como fila costuma ser sinônimo de ineficiência – além, claro, de pegar mal para quem está na festa –, a Vila Germânica vai promover alguns ajustes já na edição deste sábado (18). O Eisenbahn Biergarten terá mais mesas e a capacidade de público no espaço vai aumentar para cerca de 550 pessoas. Além disso, catracas serão instaladas na entrada e saída para melhor controlar o fluxo de visitantes.
Problemas no autoatendimento
O secretário Marcelo Greuel convocou representantes da operadora Claro, que fornece a internet na Vila Germânica, para que estejam presentes na segunda noite de Sommerfest, neste sábado (18). Na estreia do evento, semana passada, um problema de conexão derrubou os terminais de autoatendimento localizados logo na entrada do setor 1. Por quase uma hora os totens apresentaram instabilidade. Em determinado momento, apenas um dos dez instalados estava funcionando, o que provocou filas.
Continua depois da publicidade