O público que frequentar a próxima edição da Sommerfest poderá ser atendido nas mesas por garçons com pedidos de comida e chope, que serão servidos em pratos de porcelana e canecas de vidro. O serviço "VIP", no entanto, estará disponível apenas no Eisenbahn Biergarten.
Continua depois da publicidade
Esta é uma das mudanças preparadas pela direção da Vila Germânica para a festa, que ocorrerá aos sábados entre os dias 11 de janeiro e 1º de fevereiro. Outra novidade, no campo musical, será a presença de DJs que tocarão ritmos alemães. Estes ficarão no setor 1 — os setores 2 e 3 não são utilizados na Sommer.
Com isso, fica clara a proposta da Vila Germânica com relação aos espaços: a ideia para o Eisenbahn Biergarten é valorizar a experiência gastronômica, enquanto o setor 1 terá um clima mais festivo, com a presença também de cervejarias artesanais locais.
O secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel, já havia antecipado que iria promover alterações na festa. Apesar de manter a essência germânica, a ideia é desvincular completamente a Sommerfest da Oktoberfest, criando uma identidade nova para o evento.
— Essa visão que se dava de que a Sommer era uma Oktober de verão para o turista não existe mais — diz Greuel.
Continua depois da publicidade
Outras atrações também estão previstas, como a prova do serrador e a do equilibrista de chope, além de apresentações de grupos folclóricos e de Schuhplatters, onde os dançarinos fazem "música" batendo nas solas dos sapatos, coxas e joelhos.
A programação completa da festa ainda será definida. O que já está certo são os valores dos ingressos: R$ 16 a inteira e R$ 8 a meia. Como a Oktoberfest, a Sommer mais uma vez vai adotar os cartões de consumo do sistema cashless. O mesmo cartão usado na festa de outubro, aliás, poderá ser reaproveitado.