A partir de 2020 a Sommerfest ocorrerá somente aos sábados – neste ano os pavilhões da Vila Germânica foram abertos às sextas e sábados e em 2018 havia programação às quintas e sextas.
Continua depois da publicidade
A decisão de reduzir o evento a apenas um dia da semana tem relação com os custos da organização. O secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, alega que a Sommerfest nunca foi autossuficiente financeiramente, como é a Oktoberfest, por exemplo. A ideia é reduzir despesas com a diminuição de oito para quatro dias de evento.
A escolha pelo sábado tem relação, segundo Greuel, com o maior público registrado neste dia em 2019, apesar da competição com destinos do Litoral em pleno verão.
Nova identidade
A intenção da secretaria é repaginar a festa. Greuel quer que a Sommerfest consolide uma identidade própria e não seja mais vista como uma “Oktoberfest de verão”, apesar de todos os elementos culturais e gastronômicos que lembram o evento de outubro e as tradições germânicas.
Continua depois da publicidade
Além de dois desfiles na Rua Alberto Stein, a programação da edição de 2020 deve ter outras novidades, que ainda serão anunciadas.
A Sommerfest acontecerá entre os dias 11 de janeiro e 1º de fevereiro, aos sábados. Valores de ingressos, chope e gastronomia devem ser divulgados em breve.