Surge uma nova empresa de tecnologia em gestão em Blumenau. A Mobuss, plataforma digital que ajuda a gerenciar obras da construção civil, ganhou “vida própria” ao se tornar uma companhia independente. Antes, ela fazia parte, como produto, da também blumenauense Teclógica, que tem 30 anos de mercado. Na prática, trata-se de uma spin-off – quando um novo negócio é lançado a partir de um que já existe.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A nova empresa pertence aos mesmos sócios da Teclógica e, fisicamente, também ocupará o mesmo espaço. A Mobuss, que “herda” 45 funcionárias da empresa-mãe, será liderada pelo executivo Aloisio Arbegaus, então diretor comercial e de marketing da Teclógica. Uma das metas de curto prazo é quase dobrar o número de clientes – de 300 para 500 – e ampliar o faturamento em 50% até 2025. A empresa não abre os valores.

— Já era uma área (a plataforma Mobuss) que operava de maneira separada, mas ela precisava atingir uma maturidade e um nível de receita que desse a ela a condição de caminhar sozinha — diz Arbegaus.

A plataforma Mobuss controla desde a gestão do canteiro até o pós-obras de empreendimentos residenciais e industriais, além de obras públicas de infraestrutura. A criação da nova empresa está alinhada ao potencial da indústria da construção civil, que tem encontrado terreno fértil para crescer em Santa Catarina, especialmente no Litoral.

Continua depois da publicidade

Lançada em 2012, a solução já ajudou a gerenciar, por tablet ou celular, mais de 10 mil obras, incluindo monitoramento e inspeções de qualidade.

Leia também

Multinacional com sede em SC conclui compra bilionária na área de energia

Em meio à crise, dono da Coteminas se afasta da presidência da Fiesp

Empresa centenária de SC é usada em golpe de suposta ajuda ao Rio Grande do Sul

Balada de Curitiba vai abrir no lugar do antigo OBS em Blumenau

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp