A Festitália de Blumenau promete não ser mais a mesma a partir de 2023. A 28ª edição terá mudanças no cardápio, na programação musical e nas atrações culturais, como já havia adiantado o colega Evandro de Assis, além de uma nova identidade visual. A repaginada geral mira uma meta ousada: fazer dela, em cinco anos, a maior manifestação festiva da cultura italiana no Brasil, com 100 mil visitantes – em 2022 foram 30 mil. Detalhes da nova proposta foram apresentados na noite desta terça-feira (14).

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Para alçar o evento de patamar, o Lira Circolo Italiano, que segue como o organizador, recrutou quem entende do assunto. A reformulação vem sendo liderada por Norberto Mette, ex-secretário de Turismo de Blumenau que participou ativamente do processo de repaginação da Oktoberfest. Com aposta principalmente na gastronomia, hoje o evento germânico acumula altos índices de aprovação e resultados financeiros consistentes.

Culturas diferentes à parte, a ideia é seguir caminho semelhante na Festitália. Mette, que toma cuidado ao não comparar as duas coisas, fala em valorizar o cardápio com opções mais contemporâneas, além dos clássicos. O tradicional X-polenta, por exemplo, vai permanecer, mas pratos como hambúrgueres, risotos e a base de carne suína também terão espaço. Entre os fornecedores confirmados estão o restaurante La Spezia, de Pomerode, o Seu Porco e a chef Nana Oliveira.

No cardápio de bebidas, haverá mais opções de vinhos. Os amantes de cerveja poderão contar com quatro marcas do Vale Europeu. E drinks e destilados integram as novidades para a edição deste ano. Na área cultural, os destaques ficarão por conta de uma noite de máscaras, inspirada no Carnaval de Veneza, e um desfile temático na Rua Alberto Stein com foco na imigração italiana.

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Outra mudança significativa poderá ser vista no palco. Clássicos da música italiana permanecem, mas a organização prevê também apresentações de DJs e de bandas de rock e pop. A curadoria foi preparada pela produtora Barba Ruiva. Segundo Mette, a programação mais eclética mira principalmente o público jovem.

As mudanças são uma tentativa para tornar a Festitália menos “repetitiva”, nas palavras de Mette. Conversas junto a fornecedores, bandas e público indicaram que a festa precisaria de uma reformulação geral, aponta o ex-secretário. Saberemos se deu certo a partir do dia 21 de junho, quando a programação será aberta na Vila Germânica. O evento segue até 2 de julho, com dois dias a mais em relação a 2022.

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