O empresário José Altino Comper, presidente da gasparense Linhas Círculo, vai comandar o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau e Região (Sintex) por mais três anos. Ele encabeça a chapa única, de consenso – como é praxe nas entidades empresariais locais –, inscrita nas eleições que ocorrem na próxima terça-feira (23).
Continua depois da publicidade
A conjuntura não favoreceu muito Comper no primeiro mandato. Ele assumiu o Sintex em 2017, ano em que a aprovação da reforma trabalhista eliminou a obrigatoriedade da contribuição sindical. A entidade precisou rever processos e cortar despesas.
No ano seguinte, em 2018, a greve dos caminhoneiros que paralisou o país por cerca de 10 dias trouxe perdas para as indústrias têxteis. E agora a pandemia do coronavírus deixou um novo rastro de prejuízos, com o fechamento de fábricas, aumento nos pedidos de recuperação judicial e desemprego em massa.
A atuação do sindicato, defende Comper, tem se concentrado mais no suporte dos associados neste momento de crise sem precedentes. O Sintex representa um polo têxtil com cerca de 5 mil empresas espalhadas em 18 cidades do Vale. Muitas delas são direcionadas ao segmento da moda e acumulam perdas com o comércio ainda fechado em vários mercados.
— O que mais preocupa neste momento é como as indústrias vão se sair mais à frente — diz o dirigente.
Continua depois da publicidade
A entidade tem defendido a extensão da Medida Provisória 936, que permite a suspensão de contratos e a redução de jornada e salários. A MP foi aprovada pelo Senado na terça-feira (16) e agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro. A medida evitou um estrago maior nos empregos do segmento. No início da pandemia, Comper chegou a projetar até 10 mil demissões. Até o momento, foram cerca de 6 mil, o equivalente a 10% da força de trabalho do setor no Vale.
Sucessão
Em paralelo ao novo mandato, que começa oficialmente no dia 1º de agosto, Altino já encaminha a sucessão. O próximo presidente será o empresário Edmur Polli, diretor da Tecnoblu, que será o seu vice nessa gestão.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.