O Sintrafite, sindicato que representa trabalhadores da indústria têxtil de Blumenau e região, decidiu acionar o Ministério Público do Trabalho (MPT) para conseguir uma reunião com a direção da Coteminas. A entidade laboral alega que ainda não obteve resposta da empresa para um possível encontro que trataria da demissão em massa na fábrica do Garcia e do pagamento de verbas indenizatórias.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
— Já que a empresa não nos responde para marcar uma reunião, vamos para o Ministério Público do Trabalho (MPT) — diz o presidente do Sintrafite, Carlos Alexandre Maske.
Reação às demissões na Coteminas em Blumenau é proporcional ao peso da empresa
O sindicato tenta reduzir o impacto das demissões e é contrário ao parcelamento das rescisões, posição referendada pelos trabalhadores na assembleia que aconteceu na segunda-feira (3) na porta da fábrica da Coteminas. No mesmo encontro, foi pedida a reunião com a direção e definida uma comissão de funcionários para acompanhar as negociações.
Continua depois da publicidade
Evandro de Assis: Demissões na Coteminas despertam antigos traumas de Blumenau
Em um ofício encaminhado ao Sintrafite, a empresa havia indicado que pretendia desligar 841 funcionários da unidade de Blumenau, que emprega 1,2 mil pessoas. Agora a informação que circula, sinalizada pela diretoria, é de que este número seria um pouco menor, de 700. Ao sindicato, a Coteminas teria informado que pelo menos 300 trabalhadores manifestaram interesse de sair.
A coluna não conseguiu contato com a Coteminas para comentar a situação. Este espaço segue aberto para a manifestação da empresa.
Leia também
Furb vai dar desconto para aluno pagar dívida de mensalidade atrasada
Praça em Blumenau que simula antiga estação de trem ganha data de inauguração
Projeto logístico milionário em Itajaí será apresentado em audiência pública
Reação às demissões na Coteminas em Blumenau é proporcional ao peso da empresa
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp