Das 55 empresas de Santa Catarina listadas no mais recente ranking das melhores para se trabalhar no Brasil, 21 atuam com tecnologia da informação, seja com desenvolvimento de softwares ou outros tipos de serviços de infraestrutura. Nenhum outro segmento da economia do Estado emplacou tantos representantes na relação divulgada nesta quarta-feira (9) pela consultoria global Great Place To Work.
Continua depois da publicidade
> Confira a lista das empresas de SC que estão entre as melhores para trabalhar
O levantamento é um dos principais termômetros de gestão de pessoas do país, com resultados medidos a partir da análise de práticas internas de RH adotadas pelas companhias – e, claro, também leva em conta a opinião dos próprios trabalhadores. A pesquisa traz ainda uma série de recortes, com divisões por segmento e porte.
O resultado reforça a boa impressão que profissionais têm de uma área que cresce a cada ano em Santa Catarina, consolidando o Estado como polo tecnológico nacional. Só em 2019, o segmento faturou R$ 17,7 bilhões, alta de 12% na comparação com 2008. A participação no PIB estadual subiu um degrau decimal, de 5,8% para 5,9%. O ecossistema de inovação catarinense tem pouco mais de 12 mil empresas que geram 56,5 mil empregos.
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Continua depois da publicidade
Esse potencial de crescimento é um dos fatores que fazem as empresas de TI serem bem avaliadas, considera Diego Brites Ramos, vice-presidente de Relacionamento da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Como o setor está em ascensão, abre mais oportunidades de desenvolvimento de carreira, inclusive pagando salários acima da média. Além disso, o estímulo à produtividade também é um diferencial.
— As empresas de tecnologia, hoje, se inspiram muito nas Big Techs de fora, como Google, Microsoft e Amazon, que há muito tempo trabalham com práticas como flexibilidade de horários e ambientes que prezam pelo bem-estar do colaborador — acrescenta.
Das 21 empresas de tecnologia que integram as três listas de vencedores, divididas entre grandes, médias e pequenas companhias, 12 têm sede em Florianópolis. Blumenau, com seis nomes, é a cidade com o segundo maior número de representantes.
> Concursos públicos em SC: veja as vagas em dezembro, salários e como se inscrever
Economia diversificada
O ranking catarinense das melhores empresas para se trabalhar revela a diversificação econômica do Estado. O setor de tecnologia tem o maior número de eleitas, mas há negócios de diversos outros segmentos, como têxtil e confecção, transporte e armazenamento, varejo, saúde, serviços financeiros, indústria, educação, construção, eletrônicos e até imobiliárias, um escritório de advocacia e uma agência de viagem.
Continua depois da publicidade
Dentre as cinco macrorregiões do Estado, o Vale do Itajaí emplacou o maior número de empresas no ranking: 22. Na sequência vem a Grande Florianópolis, com 21. O Norte teve cinco representantes, o Oeste, quatro, e o Sul, três. No total, as 55 empresas listadas estão espalhadas por 16 cidades catarinenses diferentes.
> Procurando emprego? Confira vagas disponíveis no site Eu Quero SC
Ranking 2020
Grandes
1º – Viacredi
2º – Ambev Tech
3º – Intelbras
4º – Havan
5º – Liderança Serviços
6º – Multilog
7º – Softplan
8º – Tigre Materiais e Soluções Para Construção
9º – Senior Sistemas
10º – Uniasselvi
11º – Karsten
12º – Ogochi Menswear
13º – Librelato S/A Implementos Rodoviários
14º – Hospital Santa Catarina
15º – Expresso São Miguel
Médias
1º – Teltec Solutions
2º – Involves
3º – Resultados Digitais
4º – BN Papéis
5º – Sistema Unicred SC/PR
6º – Allog Transportes Internacionais
7º – Neoway
8º – Cresol
9º – Delivery Much
10º – Pollux
11º – Imagy Imóveis
12º – Philips Clinical Informatics
13º – Central Ailos
14º – Construtora Nostra Casa
15º – Movidesk
16º – Hiper
17º – Transportadora Peregrina
18º – Viacredi Alto Vale
19º – ACREDICOOP – Cooperativa de Crédito do Norte Catarinense
20º – WK Sistemas
21º – Amcom Sistemas de Informação
22º – AMTRANS Logistics
23º – AGPR5
24º – HostGator Brasil
25º – ArcTouch
26º – Unimed Blumenau
27º – Transpocred
28º – Fabio Perini
29º – Menezes Niebuhr Advogados Associados
30º – DOT digital group
Pequenas
1º – Next Shipping
2º – Strattner
3º – Sbtur
4º – Jungle Devs
5º – Way2
6º – Seanet Telecom
7º – Aurum
8º – Anage Imóveis
9º – Cheesecake Labs
10º – Zatom Confecções
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.