Terminou com mais interrogações do que certezas a agitada semana política em Blumenau. Às vésperas do prazo, que venceu na quinta-feira (6), para que secretários municipais e estaduais deixassem o cargo para estarem aptos a concorrer aos cargos de prefeito e vice, uma série de movimentos mexeu no tabuleiro eleitoral, com a adição de novas peças na disputa majoritária.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Nas cabeças de chapa, nada mudou. O “x” da questão levantado nos últimos dias gira em torno da vaga de vice do deputado estadual Egídio Ferrari, candidato do governador Jorginho Mello com a bênção do prefeito Mário Hildebrandt.
Em um intervalo de 24 horas, o PL formalizou o convite para que Maria Regina Soar (PSDB), atual número dois da prefeitura, forme dobradinha com o delegado de polícia e providenciou a saída de Patrícia Lueders do cargo de secretária-adjunta de Educação do Estado, colocando-a como opção alternativa.
Com esse movimento, o PL parece enviar um recado à tucana em tom de cobrança por uma decisão rápida. Maria Regina, ao que tudo indica, tem preferência para ser a vice de Ferrari. Mas está sendo avisada nas entrelinhas que, se declinar do convite, o PL tem alternativas que podem dificultar a sua vida caso não abra mão da pré-candidatura à prefeitura.
Continua depois da publicidade
O leque de opções do partido inclui Patrícia, que faria pura a chapa do PL, e até mesmo Marcelo Greuel (MDB), que se desvinculou da função de secretário de Turismo e Lazer na quarta-feira (5) para estar apto para disputar as eleições majoritárias. Além disso, a vaga de vice de Ferrari é cobiçada por outros partidos, como o PP.
O MDB de Greuel e o Podemos, que lançou o ex-deputado Ricardo Alba como pré-candidato, são as duas grandes siglas mais próximas da direita que ainda não decidiram o destino. O PSDB sonha com o apoio de ambos para fortalecer a candidatura de Maria Regina. Sem a aliança deles, as pretensões da atual vice tendem a esfriar, o que poderia abrir caminho para que ela aceite a oferta do PL.
De volta
O ex-superintendente da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva, está de volta à prefeitura de Blumenau, agora como servidor efetivo. Ele prestou concurso público em 2023, foi aprovado e agora foi convocado para ocupar o cargo de agente administrativo.
Leia também
Dona do Burger King faz acordo para comprar o Starbucks no Brasil por R$ 120 milhões
Hospital eleito o melhor de SC alega prejuízos e corre para manter serviços do SUS
Blumenau encaminha solução para o Concurso e o Festival Brasileiro da Cerveja
Marcelo Greuel deixa a Secretaria de Turismo de Blumenau e fica livre para as eleições
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp