A Câmara de Vereadores de Blumenau terá um novo presidente a partir de 2023. Almir Vieira (PP) foi eleito nesta quinta-feira (1º) para comandar o Legislativo pelos próximos dois anos. O parlamentar encabeçou a única chapa da disputa, construída em consenso dentro da Casa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Vieira substituirá Egídio Beckhauser (Republicanos) e terá como vice o vereador Mauricio Goll (PSDB). Ailton de Souza (PL), o Ito, e Cristiane Loureiro (Podemos) ocuparão os cargos de 1º e 2º secretários, respectivamente.
A votação ocorreu em clima cordial e foi unânime, um sinal da articulação construída internamente e que deve se refletir também na composição das comissões legislativas. Foram 14 votos favoráveis à chapa única. Apenas o vereador Carlos Wagner (União), ausente da sessão, não votou.
Vieira era tido como favorito ao cargo, como informou o colega Evandro de Assis ainda durante as eleições de outubro. A previsão de que a nova Mesa Diretora seria liderada pelo progressista com a companhia de colegas do Podemos, da federação PSDB-Cidadania e do PL se confirmou, não abrindo margens para surpresas de última hora – como historicamente acontece no Legislativo.
Continua depois da publicidade
A comando da Câmara garante prestígio político por dar ao presidente o poder de conduzir os trabalhos legislativos, além de colocar o dono da cadeira na segunda posição da linha sucessória na prefeitura.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Acesse também
WEG compra a fatia que faltava de startup paulista
Tarifa de água em Blumenau vai ficar mais cara
Blumenau tem 11 das 500 maiores empresas do Sul, mostra ranking
Projeto prevê nova escola em Blumenau para até 1,2 mil alunos