A importância da implantação de uma sede própria da UFSC em Blumenau será tema de uma audiência pública que acontece nesta quinta-feira (28). Por se tratar da possível ampliação do campus da universidade federal na cidade, o que pode implicar no aumento da oferta de cursos gratuitos de ensino superior no futuro, a iniciativa é de extrema relevância. Mas poucos poderão acompanhar o debate.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Como a audiência acontecerá na sede da Câmara de Vereadores, a partir das 19h, a discussão ficará restrita a quem comparecer em plenário, que tem espaço limitado. Desde o início do mês, todas as atividades legislativas, incluindo as sessões ordinárias, deixaram de ser transmitidas pela TV da Casa e também pelas redes sociais.

A justificativa foi a campanha eleitoral, já que há vereadores que disputarão o pleito de outubro. Desligar o sinal seria uma maneira de evitar denúncias de uso indevido da máquina pública para favorecer as candidaturas. O colega Evandro de Assis classificou a medida como excesso de zelo. A coluna concorda.

Partiu do vereador Almir Vieira (PP) a ideia do debate. Justiça seja feita, o parlamentar apresentou o requerimento para a audiência, referendado por todos os colegas presentes em plenário, no dia 23 de junho. Antes, portanto, da decisão de silenciar a programação legislativa temporariamente. Em todo caso, a proposta poderia ter sido adiada para algum momento em que não haja mais restrições às transmissões.

Continua depois da publicidade

A assessoria da Câmara informou à coluna que a audiência será gravada, mas disponibilizada nas plataformas oficiais apenas depois das eleições. Quem não conseguir comparecer poderá solicitar uma cópia da gravação à Ouvidoria, mas o caminho é pouco estimulante.

Os que estiverem dispostos a saber in loco dos planos da universidade ouvirão o professor Adriano Péres, diretor em exercício da UFSC Blumenau, a diretora administrativa Carolina Suelen da Silva e o professor João Luiz Martins, diretor geral do gabinete da UFSC, representando o reitor Irineu Manoel de Souza.

A federal busca um espaço maior em Blumenau para crescer. A universidade já recebeu cinco propostas de imóveis da cidade que poderiam ser usados para ampliar as atividades. Uma comissão interna ainda avalia as ofertas e os próximos passos.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Continua depois da publicidade

Leia também

Prédio de mais de meio século no Centro de Blumenau está à venda

Justiça encerra recuperação judicial de grande empresa têxtil de Blumenau

Hotéis de Blumenau caminham para o melhor ano da história após duro golpe da pandemia

Oktoberfest Blumenau 2022 considera duas opções de local para o parque de diversões

Novo hotel no Centro de Blumenau já tem previsão de inauguração