A placa com letras garrafais anuncia: a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) de Blumenau em breve terá uma nova “casa”. Os cerca de 130 servidores que integram a pasta vão deixar o prédio da prefeitura e passarão a ocupar duas salas comerciais do Edifício Califórnia Center, na Rua Amadeu da Luz, a menos de 200 metros da sede do Executivo municipal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O município pagou R$ 7,5 milhões pelos imóveis, que somam cerca de 1,4 mil metros quadrados, sem contar as 23 vagas de garagem inclusas. O negócio foi fechado em maio com o Instituto de Seguridade Social do Servidor (Issblu), antigo proprietário das salas. A Seplan será a única inquilina do espaço, mas a mudança só deve ocorrer de fato no segundo semestre de 2024, projeta o titular da secretaria, Éder Boron.

Recentemente incorporados ao patrimônio do município, os espaços, que há anos estavam sem uso, precisarão passar por uma ampla reforma, segundo Boron. A prefeitura vai lançar licitações para contratar os projetos elétrico, hidráulico, preventivo de incêndio e arquitetônico, além de novos materiais e equipamentos.

A Seplan é a mais “espaçosa” das secretarias que atualmente funcionam dentro da prefeitura. Ao todo, ocupa cerca de mil metros quadrados de área em salas e diretorias espalhadas no primeiro, terceiro e quarto andares. Pasta-chave da gestão municipal, por ela passam processos referentes ao crescimento ordenado da cidade, incluindo planejamento viário, parcelamento do solo, alvarás de construção e drenagem urbana.

Continua depois da publicidade

— Provavelmente é a secretaria que mais atende o público externo, devido aos processos administrativos que são de sua responsabilidade — defende Boron ao citar consultas recebidas diariamente por indústrias, comércios, construtoras e investidores.

A concentração das atividades em um ambiente único deve resultar no aprimoramento desse atendimento, projeta o secretário. O destino dos espaços deixados pela Seplan no prédio da prefeitura ainda deve ser estudado e definido ao longo dos próximos meses.

Leia também

Comitiva da Shein vem a Blumenau e Brusque atrás de parceiros

Herdeiro lembra “teimosia” de Beto Carrero, revela propostas pelo parque e abre rotina

Blumenau projeta praça gigante no Reino do Garcia; veja fotos

Almeida Júnior avalia comprar shoppings fora de SC

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp