A geração de emprego na indústria blumenauense em agosto deste ano teve o pior resultado para o mês desde 2015. Dados divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Economia mostram o fechamento de 420 postos de trabalho no setor – diferença entre 1.714 contratações e 2.134 demissões. Há quatro anos, o saldo havia sido negativo em 502 vagas.
Continua depois da publicidade
O desempenho fraco influenciou no resultado geral da cidade. Apesar do setor de serviços ter criado 240 empregos, a construção civil outros 91 e administração público acumular 77 novas vagas, a balança final apontou perda de 75 empregos na cidade no mês passado. Comércio (-57) e agropecuária (-6) também ficaram no vermelho.
Mesmo com os números ruins de agosto, o saldo geral de novas vagas da indústria blumenauense, no acumulado entre janeiro e agosto, é de 1.038 empregos com carteira assinada. Considerando todos os segmentos, o resultado da cidade chega a 3.312 novos empregos até agora em 2019.
Presença
Apesar das divergências que culminaram em sua saída da prefeitura, o ex-secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, acompanhou de perto a liberação dos recursos para o Centro de Convenções. O projeto nasceu quando ele ainda era o titular da pasta.
Aliás
Não adianta cobrar do governador Moisés um destino diferente dos R$ 28 milhões que serão destinados ao Centro de Convenções de Blumenau. Foi a representação política e empresarial local quem elegeu a obra como prioridade, inclusive com aval da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi).
Continua depois da publicidade
Bueiro inteligente (1)
A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou na última semana um projeto de lei que obriga a instalação de bueiros inteligentes na rede de drenagem das ruas da cidade. Isso vale para os novos que eventualmente foram construídos. Os já existentes devem ser substituídos ou adaptados em até oito anos.
Bueiro inteligente (2)
O site do Legislativo da Capital usou uma foto do bueiro criado pelo blumenauense Tiago dos Santos para ilustrar a notícia que destaca a aprovação da proposta, mas o projeto foi protocolado em novembro de 2017, antes dele instalar o primeiro equipamento em frente à loja de quadros da qual é sócio. De qualquer maneira, ele considera a iniciativa mais do que bem-vinda e conta que já foi procurado para ajudar na construção de algo semelhante em Blumenau.