O ex-secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, deixou o governo de Santa Catarina. Ele, que era secretário-adjunto da pasta de Desenvolvimento Econômico Sustentável, foi exonerado nesta segunda-feira (23). Sai junto com o titular Rogério Siqueira, ex-presidente do Beto Carrero, de quem é próximo – ambos foram colegas no Conselho Estadual de Turismo.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Para comandar a secretaria, a governadora em exercício, Daniela Reinehr, escolheu Henry Quaresma, que por mais de 20 anos atuou como diretor de Relações Industriais e Institucionais da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
À coluna, Stodieck disse que não havia sinalização de troca, mas que respeita a decisão da governadora e que já está ajudando a preparar uma “transição republicana” para os novos nomeados. Como destaques na curta passagem pela secretaria, citou o reforço no quadro de servidores para análise de licenças ambientais e a formatação de um programa da custeio para os centros de inovação do Estado, via Fapesc.
Siqueira e Stodieck foram nomeados em junho pelo governador Carlos Moisés (PSL), hoje afastado – mas que pode retornar ao cargo nesta semana. Quem costurou a ida de Stodieck para a pasta foi Amândio João da Silva, que chegou a comandar a Casa Civil, mas que também desembarcou do governo em meio à polêmica compra dos respiradores da Veigamed.
Continua depois da publicidade
Ao assumir o cargo, Stodieck falou em um compromisso assumido com Moisés para aproximar a classe empresarial do governo e desenvolver ações para a retomada econômica em plena pandemia. O afastamento do governador já havia colocado em xeque sua permanência. Com a saída, Blumenau perde um dos poucos interlocutores diretos da cidade junto ao primeiro escalão do governo do Estado.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.