O projeto de revitalização da Rua XV de Novembro em curso dentro da prefeitura de Blumenau vai incluir também as transversais da principal via comercial da cidade. A ideia é pegar carona no bem-sucedido exemplo da Rua Curt Hering, que ganhou outra cara depois das obras de reurbanização.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Sobre a XV, a proposta é trocar todo o mobiliário, incluindo bancos, lixeiras e guarda-corpos. É algo que está no radar pelo menos desde o início de 2020, como a coluna já havia antecipado na época.

> Mapa interativo mostra a evolução da Rua XV de Novembro de Blumenau em 10 imagens

Há uma discussão também sobre o pavimento. Estudos ainda vão avaliar se é melhor fazer uma limpeza geral ou trocar os pavers. Em alguns trechos da via há o rebatimento das fachadas de casarões históricos, mas vários desses desenhos estão praticamente apagados, fruto do desgaste ao longo do tempo.

Continua depois da publicidade

A ideia de cobrir ao menos uma parte da Rua XV, como já havia destacado o colega Evandro de Assis, também está sendo considerada.

R$ 20 milhões

A prefeitura vai reivindicar ao governo do Estado os recursos para o investimento, que irá incluir também a revitalização do antigo porto. O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) fala em uma quantia de R$ 20 milhões. É um valor que o município tenta negociar à parte do Plano 1000, que tem destinado verbas para obras de infraestrutura.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Blumenau faz oferta final pelo Sesi e negócio caminha para um desfecho​

Fechado há 10 anos, antigo galpão da Expofair em Blumenau terá novo destino

As fábricas de Santa Catarina que passaram dos 100 anos e continuam ativas

Casarão antigo de Blumenau é reformado e vai virar minicentro comercial

Locomotiva que virou atração turística em Blumenau tem data para voltar aos trilhos