O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), reúne-se nesta terça-feira (9) em Florianópolis com o governador Jorginho Mello (PL). O primeiro encontro oficial do ano entre ambos terá obras de infraestrutura e eleições municipais no cardápio.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Oficialmente, a agenda deve tratar prioritariamente de investimentos. Hildebrandt vai reforçar a Jorginho o pedido de apoio do Estado para obras de infraestrutura e mobilidade urbana ligadas à implantação do Corredor Norte.

A revitalização do aeroporto Quero-Quero, a reurbanização da Margem Esquerda e a compra do complexo do Sesi também estarão em debate. Nos dois primeiros casos, o Estado é parceiro do município e já está colocando dinheiro nas obras.

Em relação ao complexo esportivo, o cenário é menos claro. Blumenau quer R$ 30 milhões do governo para encaminhar a compra do espaço, que pertence à Fiesc. Há dinheiro previsto no orçamento do Estado para 2024, fruto de uma emenda apresentada pelo deputado Ivan Naatz (PL). Mas operacionalizar a aquisição são outros quinhentos.

Continua depois da publicidade

Eleições

Agenda institucional à parte, Hildebrandt e Jorginho também devem conversar sobre as eleições. O prefeito de Blumenau se movimenta para se aproximar do governador e não nega que há conversas para um possível alinhamento com vistas ao pleito deste ano.

Nos bastidores, corre a informação de que Hildebrandt está para assinar ficha no PL de Jorginho, podendo trazer Maria Regina de Souza Soar (PSDB) a reboque. A vice já disse confiar no apoio do prefeito para uma eventual candidatura como o nome da situação para a sucessão.

As articulações, no entanto, envolvem interesses mútuos e por enquanto não há nada 100% definido.

Leia também

Ônibus de Blumenau transportam meio milhão de passageiros a mais em 2023

Multinacional estima investimento milionário em nova usina de energia em SC

Roupão do líder no BBB 24 será fornecido por empresa centenária de SC

Fotos exclusivas revelam antiga fábrica de cristais de Blumenau em ruínas

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp