O desmanche da decoração da Eisenbahn dentro dos pavilhões da Vila Germânica revelou um tesouro pouco conhecido de muitos blumenauenses. Por debaixo dos panos que cobriam paredes do setor 1 do complexo estão duas pinturas que retratam a vida cotidiana e festejos típicos da tradição germânica.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

A obra é assinada pelo artista plástico e escultor João Siqueira, de Pomerode. Ele também é conhecido por ter feito a escultura e a pintura do maior ovo de Páscoa do mundo e por esculpir bonecos e artigos decorativos para carros alegóricos da Oktoberfest, por exemplo. Um dos seus trabalhos mais recentes envolve a cenografia da área de neve do Alles Park, parque temático em vias de ser inaugurado na cidade vizinha.

Segundo Siqueira, o trabalho na Vila Germânica foi feito em 2009. À época, conta ele, a prefeitura pediu que fossem retratadas pinturas usadas antigamente em casas de pequenos vilarejos da Alemanha. A técnica é conhecida como Lüftlmalerei. Mais comum em cidades da região Sul do país europeu, ela ajuda a contar histórias por meio de traços e cores aplicados nas fachadas das edificações.

Trabalho retrata aspectos da cultura germânica
Trabalho retrata aspectos da cultura germânica (Foto: Divulgação, PVG)

Na obra da Vila estão presentes elementos icônicos da cultura germânica, como a música, a dança típica e um barril de chope. Segundo Siqueira, o conjunto incluía ainda uma terceira paisagem, que já não existe mais.

Continua depois da publicidade

É provável que as pinturas voltem a ser cobertas quando a Spaten, a nova cervejaria oficial da Oktoberfest, começar a decorar o complexo. Ou a marca poderia pensar desde já em aproveitá-las no cenário, preservando a arte. Fica a dica.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Produtos criados por alunos rendem inédito pagamento de royalties à Furb

Revitalização da Rua XV de Novembro em Blumenau vai incluir transversais​​

Fechado há 10 anos, antigo galpão da Expofair em Blumenau terá novo destino

As fábricas de Santa Catarina que passaram dos 100 anos e continuam ativas

Casarão antigo de Blumenau é reformado e vai virar minicentro comercial