A gastronomia de Pomerode costuma ser lembrada pelo cardápio típico inspirado na Alemanha. Mas em meio a pratos que levam joelho de porco, Spätzle, Schnitzel e outras iguarias de origem germânica, um restaurante da cidade decidiu fugir do óbvio com uma proposta única: uma sequência com diferentes preparos de truta. A ideia caiu no gosto da clientela e agora está pronta para buscar novos mercados.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Inaugurado em dezembro de 2021, o Rota da Truta, localizado na Rota do Enxaimel, está estruturando uma rede de franquias. Os proprietários da casa, Edair Schultz e Camila Burchinski, trabalharam em restaurante por 14 anos antes de empreenderem. No fim do ano passado, eles contrataram uma consultoria para auxiliar no processo de expansão. O modelo de negócio está praticamente concluído. Um evento na próxima sexta-feira (24) marcará o lançamento oficial do projeto.
Segundo Schultz, o plano é abrir, inicialmente, 10 franquias nas regiões Sul e Sudeste. O empresário diz que foi sondado por turistas de outros estados que vieram a Pomerode e conheceram o restaurante. O interesse animou o casal, que está junto há 18 anos e passou a considerar o próximo passo para expandir o negócio.
Veja fotos do restaurante e dos pratos
Continua depois da publicidade
A lista de cidades no radar inclui, inicialmente, Florianópolis, Balneário Camboriú, Curitiba (PR), Bento Gonçalves (RS), Gramado (RS), São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (MG). Nas pesquisas que fez para estruturar a rede de franquias, Schultz descobriu que, até onde se sabe, ainda não existe nada parecido no país:
— Somos os únicos a franquear uma sequência de truta no Brasil. Em Pomerode, 95% dos restaurantes trabalham com a comida típica. Estamos fora da curva.
A sequência inclui entrada, acompanhamentos e sete preparos do peixe de água doce: frito, ao alho e óleo, com mix de castanhas, tomate cereja com alho-poró, alecrim, alcaparras e champignon e maçã caramelizada – uma inspiração no famoso Strudel. O restaurante em Pomerode funciona em uma casa enxaimel, erguida em 1927, com espaço para 60 pessoas. A arquitetura típica é um dos charmes e atrações à parte do estabelecimento.
Para tentar levar essa mesma marca aos futuros restaurantes, seja em shoppings ou pontos de rua, o projeto de franquias do Rota da Truta prevê a implantação de uma parede fiel à técnica construtiva. Um arquiteto especializado na área foi contatado para dar suporte nessa área.
Continua depois da publicidade
— Vendemos não só a truta, mas também a história — defende Schultz.
O investimento para implantar a franquia é calculado em R$ 180 mil, com retorno estimado entre oito e 12 meses. De acordo com o empresário, já há investidores “engatilhados”. Mas o plano inicial é ir crescendo aos poucos, de preferência em cidades mais próximas. A produção da truta, observa Schultz, também é limitada na região e será preciso desenvolver novos fornecedores se a expansão for acelerada.
Leia também
Conselho da WEG aprova novo empréstimo com o BNDES
Ponte em Blumenau aberta há três anos apresenta problemas e precisa de reparos
Empresas têxteis de SC se unem para doar 30 mil toalhas e cobertores ao RS
Rede de supermercados inaugura a 69ª loja em SC e já abre vagas para a 70ª
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp