As mudanças no secretariado de Jorginho Mello (PL), que serão oficializadas na sexta-feira (24), devem abrir a porta para que Blumenau volte a ter um nome de peso no primeiro escalão do governo de Santa Catarina. O ex-prefeito Mário Hildebrandt (PL) é tido como favorito para assumir a Secretaria da Defesa Civil no lugar do coronel Fabiano de Souza, que deve retornar ao Corpo de Bombeiros.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Se confirmada, a indicação de Hildebrandt representará o posto mais alto de uma liderança de Blumenau na gestão de Jorginho. Hoje o principal nome da cidade no time de governo é o de Patrícia Lueders, secretária-adjunta de Educação.
No governo Carlos Moisés, Blumenau emplacou outros nomes ligados à cidade, como o do jornalista Jefferson Douglas, que chegou a ser o secretário de Comunicação, e do policial civil Rui Godinho, que comandou a Fesporte. Apesar de relevantes, as duas pastas não têm o mesmo peso da Defesa Civil, ainda mais para uma região acostumada a enfrentar desastres naturais.
Até o início da noite desta terça-feira (21), porém, a indicação de Hildebrandt ainda não estava sacramentada. O ex-prefeito está de férias depois de encerrar o mandato e desde então não conversou pessoalmente com o governador. Em passagem por Blumenau no fim de 2024, Jorginho, por sua vez, garantiu que Hildebrandt estaria no governo.
Continua depois da publicidade
Nos últimos anos, lideranças políticas e empresariais têm se ressentido da falta de representatividade de Blumenau na formação dos governos do Estado. Hildebrandt pode ser uma ponte não apenas para uma pauta sensível como a Defesa Civil, mas também para encurtar caminhos em outras áreas.
Leia também
Impasse ameaça mudança de campus da UFSC em Blumenau às vésperas do início das aulas
Blumenau revoga licitação para concessão milionária da iluminação pública
Fábrica de iates de luxo de SC contrata ex-executivo de concorrente
Restaurante italiano que nasceu como food truck vai abrir segunda unidade em SC