Nova loja na Itoupava Central, em Blumenau, foi inaugurada nesta quarta-feira (25) (Foto: Pedro Machado, NSC Total)
A Cooper inaugurou na manhã desta quarta-feira (25) o primeiro atacarejo da rede em Blumenau, no bairro Itoupava Central. Com investimento superior a R$ 30 milhões e geração de 150 novos empregos, a unidade de 3,6 mil metros quadrados de área de venda é a quarta e a maior deste formato da cooperativa – as outras ficam na região Norte catarinense.
A expansão da Cooper, no entanto, não vai parar por aí. Durante a apresentação da nova loja a jornalistas e influenciadores, na tarde de terça (24), o presidente-executivo da rede, Osnildo Maçaneiro, revelou à coluna que há planos para abrir “no mínimo” mais 10 lojas nos próximos cinco anos.
O número, acrescentou Maçaneiro, pode ser maior dependendo do modelo do ponto de venda. Além dos atacarejos e de formato Super, a cooperativa já lançou propostas de unidades menores, chamadas de Mini ou Fresh.
Dentro desta conta de 10 novas lojas, duas já estão encaminhadas: um novo atacarejo em Jaraguá do Sul, que deve ser inaugurado entre abril e maio do ano que vem, e uma nova unidade do formato Super no bairro Vorstadt, em Blumenau, ao lado do Centro Empresarial. Esta também deverá ficar para 2025.
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Questionado pela coluna se o crescimento futuro passará principalmente por lojas maiores, Maçaneiro citou escassez de grandes áreas para atacarejos ou unidades Super – além dos altos preços dos terrenos – e admitiu que pontos de venda menores podem ganhar mais força daqui para frente. Ele revelou que já foi sondado para a abertura de uma Cooper Fresh no Centro de Blumenau.
Com a inauguração na Itoupava Central, a Cooper chegou a 22 lojas em nove cidades de Santa Catarina. A cooperativa, segunda maior de consumo do Brasil, com mais de 350 mil cooperados, tem 3,2 mil funcionários, sendo 1,8 mil deles apenas em Blumenau.
As maiores redes de supermercados de SC
Fonte: Associação Brasileira de Supermercados (Abras)
Grupo Pereira (Fort Atacadista e Comper) – Posição no ranking nacional em 2023: 7º (7º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 13,2 bilhões (Foto: Divulgação)
Grupo Koch (Komprão e Super Koch) – Posição no ranking nacional em 2023: 10º (13º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 8 bilhões (Foto: Luiz Junior, Divulgação)
Giassi (Giassi e Combo Atacadista) – Posição no ranking nacional em 2023: 29º (27º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 3,75 bilhões (Foto: Divulgação)
Angeloni (Angeloni e Super A) – Posição no ranking nacional em 2023: 30º (28º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 3,51 bilhões (Foto: Divulgação)
Mundial Mix (Brasil Atacadista e Imperatriz) – Posição no ranking nacional em 2023: 36º (32º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 2,63 bilhões (Foto: Gustavo Amorim, DudunaFesta, Divulgação)
Passarela (Passarela e Via Atacadista) – Posição no ranking nacional em 2023: 45º (50º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 1,91 bilhão (Foto: Divulgação)
Grupo Top (Top e Preceiro) – Posição no ranking nacional em 2023: 85º (75º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 882 milhões (Foto: Divulgação)
Supermercados Archer – Posição no ranking nacional em 2023: 92º (81º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 825 milhões (Foto: Divulgação)
Superviza Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 105º (119º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 679 milhões (Foto: Divulgação)
Hipermais Atacado (RWR Logística e Distribuição) – Posição no ranking nacional em 2023: 110º (95º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 616 milhões (Foto: Divulgação)
Supermercados Carol – Posição no ranking nacional em 2023: 148º (133º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 393,4 milhões (Foto: Divulgação)
Althoff Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 153º (135º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 370,7 milhões (Foto: Divulgação)
Hiper Select Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 161º. Faturamento em 2023: R$ 348,5 milhões (Foto: Divulgação)
Supermercados Manentti – Posição no ranking nacional em 2023: 167º (149º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 333,7 milhões (Foto: Divulgação)
Unibox – Posição no ranking nacional em 2023: 169º (172º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 318,1 milhões (Foto: Divulgação)
Supermercados Nardelli – Posição no ranking nacional em 2023: 173º (162º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 307 milhões (Foto: Divulgação)
Rancho Bom Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 185º (150º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 290,8 milhões (Foto: Divulgação)
Brasão Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 186º (154º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 289 milhões (Foto: Divulgação)
Comercial Celeiro – Posição no ranking nacional em 2023: 189º (159º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 283,5 milhões (Foto: Divulgação)
Mercado de Alimentos Campos – Posição no ranking nacional em 2023: 200º (190º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 262,5 milhões (Foto: Divulgação)