A Portus vai fechar o ano de 2022 em alta. A rede de padarias artesanais, que abriu as portas em Blumenau em 2018, inaugurou na última semana mais uma unidade na Alameda, região nobre da cidade. E está terminando a construção de uma nova matriz na Rua Theodoro Holtrup, no bairro Vila Nova.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Com obras avançadas e previsão de inauguração em fevereiro de 2023, o futuro espaço, que ocupará um terreno que por anos abrigou uma creche, vai concentrar todas as operações administrativas da Portus, além de funcionar como “cozinha central” das unidades. O valor do investimento feito não é divulgado.

O prédio terá dois andares e 750 metros quadrados. Ele está sendo erguido no formato built to suit – há um investidor bancando a obra sob medida para a Portus, que fechou um acordo de locação de longa duração. Dali sairão os pães artesanais e doces da gastronomia europeia que abastecerão as demais unidades da Portus – são quatro em Blumenau (Vila Nova, shopping Neumarkt, Ponta Aguda e, agora, Alameda) e uma em Balneário Camboriú.

A loja inaugural, hoje considerada a matriz no grupo, também fica na Vila Nova, mas na Rua Almirante Barroso. O chef Junior Ventura, idealizador da Portus, disse à coluna que ainda avalia se, com a nova construção na vizinhança, a unidade será mantida. A tendência, segundo ele, é de que sim. Com isso, a rede passaria a ter seis unidades.

Continua depois da publicidade

Brasileiro de nascimento, mas português de coração, Ventura celebra a expansão do negócio. Com praticamente uma nova padaria aberta por ano, avalia que o crescimento é resultado da boa aceitação do blumenauense, que “comprou a ideia” dos pães feitos a partir de fermentação natural.

Consolidada em Blumenau, a rede tem planos de, no futuro, avançar para outras cidades vizinhas do Médio Vale. Timbó, Brusque, Pomerode e Indaial são os mercados mais visados para a expansão. Já houve conversas iniciais, mas por ora o martelo ainda não foi batido.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Novo prédio gigante deve surgir próximo à Prainha em Blumenau

Dona da Dudalina troca de nome

Hospital de Olhos em Blumenau será ampliado

Celesc prepara investimento milionário em usina de energia em Blumenau