As empresas de Santa Catarina que mais faturam não necessariamente são as que mais lucram. E o resultado financeiro do negócio nem sempre é proporcional às vendas. Essa é uma das revelações da mais nova edição do ranking 500 Maiores do Sul, que reconheceu nesta quarta-feira (15), em solenidade em Florianópolis, as 100 maiores empresas do Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O já tradicional levantamento, elaborado por Grupo Amanhã e PwC Brasil, ficou conhecido por revelar as maiores companhias da região Sul por receita, mas também traz recortes específicos sobre outros indicadores econômicos. No caso do lucro líquido, o principal destaque é a WEG (veja na galeria abaixo).
Há três empresas no top 10 de maiores lucros que não estão entre as 10 maiores receitas: Intelbras, Enercan e Chapecoense Geração. Elas têm algo em comum, que é atuação no setor de energia – a Intelbras tem uma divisão de negócios nesta área.
Quais as empresas de SC com os maiores lucros em 2023
Continua depois da publicidade
O levantamento foi feito com base nos balanços oficiais de 2023. Em termos de ranqueamento geral, nada mudou na comparação com a edição de 2022, com Bunge, BRF, Weg, Aurora e Engie nas cinco primeiras posições.
O principal indicador utilizado é o Valor Ponderado de Grandeza (VPG), criado exclusivamente para o ranking. O índice reflete o tamanho e o desempenho das empresas a partir de um cálculo que considera os três grandes números de um balanço: patrimônio líquido (que tem peso de 50% no cálculo do VPG), receita líquida (40%) e lucro líquido ou prejuízo (10%).
Quais as empresas de SC com as maiores receitas líquidas em 2023
Leia também
Empresa de SC com apenas oito meses de vida compra concorrente do ramo de energia solar
Centro de Blumenau terá prédio com conceito “cidade de 15 minutos” e hotel
Pós-eleição tem três retornos ao primeiro escalão do governo de Blumenau
O que as Eleições 2024 dizem sobre os vereadores reeleitos em Blumenau
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp