Entre os novos um campeão recorrente nos últimos anos e entre os semi-novos e usados um velho conhecido dos consumidores. O ranking dos veículos zero quilômetro mais vendidos em Santa Catarina em 2021 segue com o Onix no topo. Entre janeiro e maio, 1.968 unidades do modelo da GM foram emplacadas em todo o Estado. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Essa hegemonia, entretanto, está ameaçada. Na segunda posição geral (veja a tabela abaixo) aparece o HB20, com 1.869 novas unidades vendidas nos primeiros cinco meses do ano. Apenas em maio foram 365, o segundo melhor resultado para o mês, contra 100 do Onix, 22º colocado no período. A permanecer esse ritmo, o modelo da Hyundai assumirá a liderança quando os números de junho forem computados.
Os dados da Fenabrave-SC revelam ainda que o mercado de veículos novos é pulverizado entre montadoras. Nove marcas aparecem na lista dos 20 modelos mais vendidos em 2021 até agora. A VW tem o maior número de representantes, com cinco. A Fiat tem quatro, a GM soma três e Hyundai e Jeep computam dois. Renault, Honda, Toyota e Nissan têm um carro cada na lista.
Ainda conforme dados da federação, Santa Catarina registra 40.853 carros novos (entre automóveis e comerciais leves) vendidos entre janeiro e maio, uma alta de 11,71% frente ao mesmo período de 2020. Somando todos os tipos de veículos, o que acrescenta à lista motos, caminhões, ônibus e implementos rodoviários, já são 68.958 unidades emplacadas, incremento de 20,29% na comparação com o ano passado.
Continua depois da publicidade
Veículos novos mais vendidos em 2021
https://www.datawrapper.de/_/vgueI
Gol isolado entre os usados
Nas vendas de veículos semi-novos e usados, o Gol aparece disparado na liderança. Nos cinco primeiros meses de 2021, 23.609 unidades do tradicional modelo da Volkswagen foram comercializadas no Estado. O volume representa mais que o dobro do segundo colocado, o Uno, da Fiat, com 11.384 unidades. Os números são da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de Santa Catarina (Assovesc).

Assim como o segmento de novos, o mercado de semi-novos e usados também está acelerando em Santa Catarina depois do primeiro ano de pandemia. Segundo a Assovesc, já são 248.698 automóveis e 39.532 comerciais leves vendidos entre janeiro e maio, altas, respectivamente, de 37,4% e 42,6% na comparação com 2020.
Veículos semi-novos e usados mais vendidos em 2021
https://www.datawrapper.de/_/uGr6W
Leia também
Venda de carros novos em SC cai 23% em 2020; Onix lidera a lista dos mais emplacados
Confira os carros mais vendidos em Santa Catarina em 2019
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram