Nove construtoras de Santa Catarina aparecem em um ranking das 100 maiores empresas do ramo no Brasil em 2024, segundo levantamento feito pela Intec Brasil, plataforma especializada em inteligência de mercado no setor. Divulgada nesta segunda-feira (4), a relação considera a chamada “metragem ativa” das companhias no ano anterior. A relação completa está disponível neste link.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

Cinco dessas nove construtoras já figuravam na edição passada e quatro apareceram em 2024, casos de Vetter, Phacz, Oliveira e Inbrasul. Juntas, elas somaram cerca de 3 milhões de metros quadrados ativos em 2023 e estão sediadas em oito cidades diferentes – embora elas não construam apenas em territórios onde nasceram –, prova da diversificação do mercado: Balneário Camboriú, Joinville, Rio do Sul, Blumenau, Itajaí (que tem duas representantes), Brusque, Maravilha e Navegantes.

Veja quais as construtoras de SC estão entre as 100 maiores do Brasil

Posição geral no ranking nacional e metragem quadrada ativa em 2023

Continua depois da publicidade

No topo do ranking catarinense (veja na galeria acima) está a FG Empreendimentos, conhecida pelos arranha-céus de luxo em Balneário Camboriú, com 1,33 milhão de metros quadrados ativos em 2023. Na sequência aparece a Rôgga, de Joinville, que nos últimos anos tem investido também no Litoral Norte, em cidades como Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha.

A metragem reflete a capacidade de entrega e está relacionada ao desempenho geral da construtora, segundo a Intec Brasil, que diz que a premiação é a única do setor no país que utiliza esse critério. Participam do ranking empresas especializadas em empreendimentos residenciais e comerciais de todas as cinco regiões brasileiras. A cerimônia de premiação será no dia 8 de maio, em São Paulo.

Como funciona o ranking

A Intec Brasil considera todas as obras das construtoras, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais, que estiveram ativas em algum momento de 2023. Ou seja, são obras que foram iniciadas, encerradas ou que atravessaram o ano. Os dados são informados pelas próprias empresas e depois validados pela Intec Brasil a partir de pesquisas de campo.

Leia também

Softplan conclui incorporação de startup de construção civil de Florianópolis

Gigante têxtil de SC se prepara para sair da recuperação judicial após 4 anos

Marca de SC aposta em estratégia inusitada para o Festival Brasileiro da Cerveja

Ambev ganha mais tempo para entregar novo boulevard em Blumenau

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp