Três das 50 marcas mais valiosas do Brasil têm DNA catarinense. Sadia e Seara, do ramo de alimentos e bebidas, e Consul, de eletrodomésticos, aparecem em um ranking das grifes com maior valor de mercado no país, segundo a consultoria Kantar. O levantamento, que considera percepções de investidores e consumidores, foi divulgado nesta quarta-feira (13).
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Juntas, essas 50 marcas somam um valor de mercado de US$ 80,8 bilhões, um crescimento de 4% na comparação com o ranking anterior, que considerou os anos de 2021 e 2022. Apesar de soar pequeno, o indicador contraria a média global. Segundo a Kantar, as 100 marcas mais valiosas do mundo tiveram um declínio de 2,3% em valor em período semelhante.
No país, marcas de 13 categorias diversas de produtos e serviços aparecem no top 50. A liderança geral é do banco Itaú.
Veja o ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil
Navegue pela galeria abaixo e confira a posição das marcas catarinenses. Fonte: Kantar
Continua depois da publicidade
Sobre as marcas de SC
A Sadia foi fundada em 1944 em Concórdia. Em 2009, fundiu-se com a Perdigão, dando origem à BRF. Hoje a marca é uma das principais produtoras brasileiras de alimentos processados e congelados, como hambúrgueres e pizzas.
A Seara foi fundada em 1956 na cidade catarinense de mesmo nome. Hoje é dona de uma ampla linha de alimentos processados e é controlada pelo Grupo JBS, maior produtor de proteína animal e segunda maior empresa de alimentos do mundo.
Já a Consul nasceu em 1950 em Joinville. É mais famosa pela linha de geladeiras, mas também fabrica frigobar, ar-condicionado, purificadores de ar e filtros de água. Atualmente, faz parte da família de marcas da Whirlpool Latin America.
Continua depois da publicidade
Metodologia
A Kantar examina dados financeiros corporativos das empresas e realiza pesquisas quantitativas para avaliar as atitudes e os relacionamentos dos consumidores com as marcas. Na sequência, uma equipe de analistas combina esses dados com um modelo financeiro do negócio para determinar a capacidade da marca de gerar valor.
O resultado é um retrato que incorpora não só como o mercado avalia os ativos da marca de uma empresa, mas também as percepções dos clientes. Para a consultoria, marcas fortes são aquelas que entregam retornos superiores aos acionistas, são mais resistentes em tempos de crise e se recuperam mais rapidamente.
Confira a pesquisa completa abaixo
Leia também
BEC e Metropolitano tentam última cartada para jogar em Blumenau em 2024
WEG anuncia investimento de R$ 100 milhões em nova fábrica no México
Passou da hora de Blumenau desarmar a bomba-relógio do transporte coletivo
Prefeitura de Blumenau muda de ideia e decide bancar ampliação do antigo Frohsinn
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp