Indicado para receber da Confederação Nacional da Indústria (CNI) a Ordem do Mérito Industrial, em cerimônia marcada para o dia 21 de junho, o presidente da Duas Rodas, Leonardo Fausto Zipf, vai se juntar a um seleto clube de empresários de Santa Catarina condecorados com a maior honraria da indústria brasileira. Nem todos nasceram no Estado, mas têm ou tiveram em comum o empreendedorismo para desbravar o mercado catarinense.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

Ao longo da história, 34 personalidades do Estado, já contando Zipf, foram agraciadas com tamanha homenagem, que reconhece nomes marcantes para o desenvolvimento industrial no país. Quem abriu a fila foi o ex-governador Celso Ramos, em 1958, um dos fundadores da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Além da vida política, ele se dedicou também ao empresariado nos setores de indústria, comércio e agropecuária.

Desde então a lista cresceu e contemplou empresários de diferentes setores, uma prova da diversificação da economia catarinense. A relação (veja na galeria abaixo) inclui nomes das indústrias têxtil, de alimentos, metalúrgica, da construção civil, de máquinas e equipamentos, cerâmica e de eletrodomésticos, além do agronegócio.

Os catarinenses que já receberam a Ordem do Mérito Industrial

Continua depois da publicidade

Fonte: Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc)

Duas das mais tradicionais companhias já fundadas em Santa Catarina encabeçam a lista de indicações com três nomes: Sadia – que se fundiu com a Perdigão, dando origem à BRF – e WEG. Cia. Hering, Tigre e Portobello têm dois representantes cada. Outras empresas centenárias do Estado, como Döhler, Karsten, Altona, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux e Altenburg, também marcam presença.

Muitos desses empresários já não estão mais entre nós, mas deixaram legados importantes e representam a resiliência, a inovação e a vocação empreendedora catarinense.

Leia também

Concurso que elege o melhor boteco do Brasil volta a Blumenau com o dobro de concorrentes

Empresário de Blumenau receberá a maior honraria da indústria no Brasil

Projeto para transformar antigo hotel em templo da Igreja Universal avança em Joinville

Na queda de braço dos ônibus em Blumenau, Blumob e sindicato concordam em um ponto

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp