Um queijo criado em Santa Catarina foi eleito um dos melhores do mundo no World Cheese Awards 2022, uma espécie de Oscar da iguaria. O reconhecimento veio para o Queijo Morro Azul, produzido pela Pomerode Alimentos, que faturou um super ouro. Das 4,4 mil amostras inscritas na competição, que aconteceu no País de Gales, apenas 98 conquistaram essa medalha.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Batizado em homenagem a um dos símbolos de Pomerode, o Queijo Morro Azul é feito com leite de vaca e mofo branco e classificado pela empresa como “muito suave e muito cremoso”. Salgado, ele é envolto em uma cinta de madeira que, além de garantir a estrutura, ajuda na composição do aroma e sabor.
Outros dois queijos criados pela Pomerode Alimentos levaram medalha de prata: o Vale do Testo e o Brebis de Pomerode, este feito com leite de ovelha. Os três integram a linha Vermont, marca da empresa. No total, a fabricante inscreveu cinco produtos na competição.
Para o empresário Juliano Mendes, um dos sócios da Pomerode Alimentos, as conquistas refletem uma mudança que começa a ganhar corpo no mercado local, de valorização de queijos com DNA nacional. Ele acredita que as queijarias brasileiras estão criando a própria história, com receitas únicas.
Continua depois da publicidade
— Ficamos muito felizes porque ganhamos as medalhas justamente com queijos autorais, queijos nossos, que nós criamos aqui. Não são queijos que existem na Europa. O Vale do Testo, por exemplo, é o nome do nosso Vale. Só existe ele no mundo — diz Mendes.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Acesse também
Quem são os vencedores do prêmio Gustav Salinger 2022
Bairro planejado gigante em SC terá prédio construído por empresa de Blumenau
Marca de moda “das praias” de SC faz sucesso com camisetas da Oktoberfest
Quem são os catarinenses indicados ao “Oscar da inovação” no Brasil