Animados com a perspectiva de retomada mais robusta do quadro econômico, comerciantes de Blumenau estão dispostos a expandir os negócios neste ano. Pesquisa divulgada pela Fecomércio-SC aponta que quase metade dos lojistas da cidade (45%) pretende fazer algum tipo de investimento em 2019.

Continua depois da publicidade

Enquanto 13% pensam em ampliar o estabelecimento, 32% falam em abrir novas lojas. Esses números podem ser maiores, já que 18% dos entrevistados não responderam ou disseram não saber ainda se farão algum tipo de movimento neste sentido.

Ainda segundo o estudo, 37% dos empresários do ramo afirmaram que, ao contrário, não farão investimentos neste ano. Ainda assim, este é o menor índice entre as sete cidades mapeadas pela entidade.

Além de Blumenau, estão na lista Florianópolis, Joinville, Itajaí, Chapecó, Criciúma e Lages. Em todas as demais o indicador supera a marca dos 60%, chegando a 72% em alguns casos. A média estadual entre aqueles que não planejam novos aportes em 2019 chega a 64%.

É grande, também, a expectativa de um melhor desempenho financeiro neste ano. O levantamento revela que para 42,9% dos comerciantes blumenauenses, 2018 já foi melhor do que 2017. Para 2019, 39,3% esperam vendas ótimas e 51,8% vendas boas. A conta dos otimistas fica em 91,1%. Cerca de 43% estimam contratação de novos funcionários. No Estado essa média é menor, de 31,6%.

Continua depois da publicidade

A pesquisa da Fecomércio-SC ouviu 402 empresários das sete cidades. Foram consultados lojistas dos segmentos de vestuário e calçados, informática, eletrônicos e celulares, óticas, joias e relógios, supermercados, perfumaria e cosméticos, artigos esportivos, brinquedos, livraria e papelaria, padarias, lojas especializadas em chocolate e doces, magazines e lojas de departamentos e cama, mesa e banho.

Ânimo também entre quem consome

O otimismo visto nos empresários é observado também entre os consumidores. O mesmo levantamento da Fecomércio-SC consultou 2.109 pessoas em sete cidades. No Estado, a média daqueles que acreditam que 2019 será melhor que 2018 é de 82,7%. Em Blumenau, esse índice sobe para 87%.

É também na cidade do Vale onde os trabalhadores temem menos a desocupação. Conforme a pesquisa, 34% acreditam estar muito seguros no emprego, o indicador mais alto entre os municípios pesquisados. A média catarinense é de 19%.

Entre as metas para 2019, 28,09% dos blumenauenses informaram que pretendem economizar. A compra de um imóvel foi citada por 16,72%. Chama a atenção também o percentual daqueles que querem quitar dívidas: 15,05%. É o maior volume do Estado, onde a média ficou em menos da metade disso (6,26%).

Continua depois da publicidade

Mais vendas

As vendas do comércio varejista catarinense cresceram 1,6% em novembro frente a outubro, mostram dados do IBGE. No Brasil, o incremento chegou a 2,9% no mesmo período. Apesar do ritmo mais lento, o resultado de Santa Catarina na comparação com novembro de 2017 foi melhor do que o nacional: 8,6% contra 4,4% – quase o dobro, portanto.