Quando tocar o sino da B3, a Bolsa de Valores brasileira, na próxima segunda-feira (13), o empresário Jaimes Almeida Junior enfim oficializará a busca por investidores que devem ajudar a Almeida Junior a ampliar a rede de shoppings centers do grupo em Santa Catarina. Líder disparada do setor no Estado, a empresa já detém 71% do mercado, considerando como parâmetro a área bruta locável (ABL). Mas ainda assim tem planos para aumentar seus empreendimentos de tamanho.
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A abertura de capital vai ocorrer por meio do AJ Malls, um fundo imobiliário (FII) que será usado para captação de recursos. Segundo informações do prospecto inicial – documento onde a empresa informa ao mercado seus planos –, este FII planeja emitir até 50 milhões de cotas a um preço de R$ 10 cada, totalizando um montante inicial estimado em R$ 500 milhões. Essa quantia pode subir para até R$ 625 milhões em caso de emissão de um lote adicional de 12,5 milhões de cotas.
A aposta da Almeida Júnior para viabilizar expansão de R$ 800 milhões em shoppings de SC
Na prática, o AJ Malls vai vender participações minoritárias dos seis shoppings que a Almeida Junior mantém em Santa Catarina (veja a lista abaixo). Essas fatias irão de 1% a 36%, variando de acordo com o empreendimento e com o valor a ser levantado na oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês). No geral, a companhia manterá um controle mínimo de 80% do negócio, independentemente do cenário que se desenhar.
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Os interessados precisarão adquirir pelo menos 500 cotas. Com isso, o valor mínimo para se tornar cotista e uma espécie de “sócio” dos shoppings da Almeida Junior será de R$ 5 mil. A quantia é considerada acessível para diversos perfis de investidores. A contrapartida da aquisição das cotas é uma participação nas receitas geradas pelos aluguéis que os empreendimentos cobram dos lojistas, além da valorização dos imóveis.
Veja fotos dos shoppings do grupo Almeida Junior
O FII será administrado pela Capitânia, que mantém sob seu patrimônio uma gestão de ativos na ordem de R$ 25 bilhões. A oferta será coordenada pela XP Investimentos. Na Bolsa, as cotas do AJ Malls serão negociadas com o código AJFI11.
Expansão
O reforço no caixa a partir da venda de cotas vai ajudar a sustentar uma expansão, estimada em R$ 800 milhões, de 50 mil metros quadrados da área bruta locável (ABL) da Almeida Junior, que passará de 225 mil para 275 mil metros quadrados. Todos os seis shoppings instalados no Estado vão aumentar de tamanho.
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O cronograma deve iniciar já em 2024 pelo Balneário Shopping, que ganhará mais 12 mil metros quadrados de ABL a um custo de R$ 160 milhões. Depois virão o Neumarkt, em Blumenau, cuja expansão prevê 8 mil metros quadrados adicionais, com investimento de R$ 100 milhões, e o Garten, de Joinville, onde serão acrescidos 9 mil metros quadrados também por R$ 120 milhões.
Os outros shoppings do grupo – Continente (São José), Norte (Blumenau) e Nações (Criciúma) – também serão contemplados, mas para eles o cronograma de investimentos ainda não está definido. Os investimentos devem ser feitos em um intervalo de cinco anos.
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