Com oito estandes disponíveis e 14 interessados, a disputa das cervejarias artesanais de Blumenau e região por espaço nas duas próximas edições de Oktoberfest já tem uma conclusão óbvia: não haverá espaço para todas elas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A licitação para a exploração dos pontos de venda na Vila Germânica indica que ao menos uma das marcas interessadas ficará de fora da festa em 2023 e 2024. As propostas de preços foram conhecidas nesta quarta-feira (2), mas o resultado ainda não é oficial – ainda falta a homologação dos concorrentes.

Oktoberfest Blumenau cria brecha para ampliar número de cervejarias artesanais

Duas novidades já estão praticamente sacramentadas: o retorno da Container, que havia participado uma única vez da Oktoberfest Blumenau, em 2015, e a estreia da Kewitz. As duas marcas integram o único consórcio que disputou o ponto destinado exclusivamente para microcervejarias.

Continua depois da publicidade

O grupo ainda conta com Balbúrdia, Oma’s e Segredos do Malte, remanescentes de 2022. Sem concorrência, basta que estejam com a documentação em dia para carimbarem a passagem de volta para a maior festa germânica das Américas.

Para os outros sete estandes de chope dentro da Vila Germânica, são oito concorrentes na disputa, mas nove marcas envolvidas – há um consórcio formado por Borck, de Timbó, e Das Bier, de Gaspar.

Completam a lista de pretendentes veteranas como Bierland, Cerveja Blumenau, Schornstein e Wunder Bier, além da Scholer’s, Holzbier – marcas com histórico mais recente de Oktoberfest – e Alles Blau, que busca a primeira participação na festa.

A Spaten, vale lembrar, é a cervejaria oficial e ocupará os estandes restantes.

Como vai funcionar a escolha

A dinâmica do pregão permitiu que todas as cervejarias concorrentes dessem lances em todos os sete estandes disponíveis – cada estande teve um leilão individual –, mas com a possibilidade de cada empresa arrematar apenas um deles.

Continua depois da publicidade

Exemplo: a marca que ofereceu o maior valor pelo ponto 1 e também pelo ponto 2 – ou outro ponto qualquer – terá de escolher com qual quer ficar. Se decidir pelo ponto 1, a cervejaria que deu o segundo maior lance do ponto 2 tem a prerrogativa de ficar com o ponto 2.

O mapa de preços da licitação indica que Bierland e Scholer’s são nomes praticamente confirmados para a Oktoberfest. Cerveja Blumenau, Alles Blau e Holzbier, embora não tenham dado a maior oferta em nenhum dos lotes, tendem a herdar outros pontos justamente por causa desse critério de escolha.

As duas vagas restantes ficariam entre Borck/Das Bier, Wunder e Schornstein, com a última em certa desvantagem na disputa pelos preços apresentados.

A definição, no entanto, vai depender da homologação das concorrentes – uma eventual desclassificação de alguma das marcas pode mudar tudo – e de como as cervejarias que ofereceram os lances maiores farão uso da prerrogativa de escolha dos espaços.

Continua depois da publicidade

Leia também

Rede de roscas gourmet vai abrir em Blumenau e Joinville e mira Florianópolis

Empresa de SC negocia dívida “impagável”, escapa de fechar e quer voltar a crescer

Histórica empresa de Blumenau entra no seleto clube das catarinenses centenárias

Feira de móveis consolidada em Blumenau e Brusque prepara ida a Joinville

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp