A Escola Básica Municipal Friedrich Kemmelmeyer, na Itoupava Central, deu a largada a um projeto piloto que vai levar noções de empreendedorismo a alunos da rede pública de ensino de Blumenau. A iniciativa é capitaneada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), com apoio da pasta de Educação.
Continua depois da publicidade
Inicialmente, servidores do município, ligados à Sedec, percorrerão as unidades escolares promovendo palestras sobre o assunto a alunos do oitavo e nono anos. Mais tarde, a programação será estendida às demais faixas etárias, diz o secretário Móris Koh. Isso inclui os ensinos médio e técnico, universidades e a população idosa.
Numa segunda etapa, professores poderão receber capacitação para abordar o tema em suas respectivas disciplinas. Outra proposta é fixar o empreendedorismo na grade curricular, iniciando esse processo por meio de atividades extracurriculares.
Além da gestão
O conceito sobre empreendedorismo que o município quer abordar nas salas de aula vai muito além da abertura de empresas. Há, na criação e na gestão de um negócio, pilares que podem ser úteis no desenvolvimento pessoal e profissional, como planejamento de longo prazo, estabelecimento de metas e controle orçamentário, por exemplo. Para Móris, aprender esses conceitos desde cedo pode ajudar jovens a serem mais assertivos em suas ações no futuro.
Continua depois da publicidade