Está nas mãos da prefeitura de Timbó um robusto estudo que prevê alternativas para a exploração comercial, por parte da iniciativa privada, do Parque Natural Municipal Freymund Germer, conhecido como Morro Azul.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Além de uma ampla reforma nas estruturas de apoio que já existem (acesso, estacionamento, sede administrativa e camping, entre outras), o projeto sugere a criação de novas trilhas e a construção de mirantes, restaurante com vista panorâmica, cabanas para hospedagem, playground temático, paredes de escalada, arquibancada, rampa para voos livres e até mesmo uma tirolesa.

> As fábricas de Santa Catarina que passaram dos 100 anos e continuam ativas

A proposta foi elaborada pelas empresas Insight Engenharia e Consultoria, a mesma que está construindo a nova Praça da Estação em Blumenau, e Hunter Soluções de Comunicação e Serviços. Juntas, elas compõem o único consórcio que se habilitou junto ao município para elaborar os estudos técnicos, jurídicos e de viabilidade financeira de uma eventual concessão do Morro Azul, com prazo inicialmente previsto de 30 anos.

Continua depois da publicidade

A prefeitura não tem obrigação de acatar a proposta feita pelo consórcio, mas gostou do que viu em um primeiro momento. Ainda assim, o município pediu adequações no projeto, que devem ser providenciadas até a próxima semana. A nova gestora do Turismo de Timbó, Cintia Kaestner Kopsch, diz que antes é preciso analisar a viabilidade ambiental de implementar as atrações propostas.

A licitação prevendo as condições da concessão só será lançada quando uma comissão interna do município bater o martelo. Por causa disso, Cintia admite que o edital só deve ir à praça no segundo semestre. Pelo projeto apresentado, a revitalização total demandaria investimentos na casa dos R$ 10 milhões.

O Morro Azul fica no bairro Mulde Alta, a cerca de 18 quilômetros do centro de Timbó e em uma área de cerca de 40 hectares. Chega a ter uma altitude máxima de 758 metros acima do nível do mar. Do ponto mais alto é possível avistar, além de Timbó, Pomerode, Indaial e parte de Blumenau.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Continua depois da publicidade

Leia também

Casarão antigo de Blumenau é reformado e vai virar minicentro comercial

Locomotiva que virou atração turística em Blumenau tem data para voltar aos trilhos

Após Fort Atacadista, Oktoberfest Blumenau encaminha outro patrocínio de renome nacional

Conselho autoriza demolição de fachada de prédio histórico em Blumenau atingido por incêndio