A Copercampos, cooperativa catarinense que produz e vende cereais e sementes, informou que o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) concedeu no início de setembro as licenças ambientais prévia e de instalação para a construção da primeira indústria de etanol do Estado. O empreendimento ficará em Campos Novos e tem investimento estimado em R$ 200 milhões, como destacou a reportagem do NSC Total em julho.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Com o aval do órgão ambiental, a Copercampos deve iniciar em breve as obras de terraplanagem. Segundo a cooperativa, o empreendimento promete transformar a geração de energia renovável no Estado. A nova indústria terá capacidade para transformar milho e trigo em etanol, além de produzir o subproduto DDGs (grãos secos de destilaria com solúveis), utilizado na fabricação de rações.

A planta, acrescenta a cooperativa, será “flex” e construída com altos padrões de tecnologia. Terá capacidade para produzir 3,7 milhões de litros de etanol hidratado e 32 milhões de litros de etanol anidro por ano, além de uma geração anual de energia de 15 mil MWh.

A previsão é que o empreendimento, que estará integrado a uma unidade de armazenagem da Copercampos, proporcione a criação de mais de 100 empregos diretos e entre em operação no final de 2026.

Continua depois da publicidade

*Correção: o título original do post dizia se tratar da primeira usina de etanol no Brasil. Na verdade, é de Santa Catarina. A informação já foi corrigida.

Leia também

Havan muda projeto após polêmica e não desiste de loja no Centro Histórico de Blumenau

Grupo de Blumenau investe em nova fábrica de fios têxteis reciclados

Maior rede varejista de SC chega a uma nova cidade do Estado com loja de R$ 50 milhões

Advogada de SC questiona em livro se estamos prontos para viver 100 anos

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp