O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) de Blumenau aprovou na tarde desta quarta-feira (26) o projeto de reforma e ampliação do Frohsinn proposto pelo Restaurante Indaiá. Foram 13 votos favoráveis e apenas um contrário. O imóvel não é tombado, mas o projeto tem influência em outros na Rua Itajaí – por isso foi submetido à análise do Cope.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Vencedor da licitação para explorar o espaço no Morro do Aipim pelos próximos 25 anos, o Indaiá pretende ampliar a atual edificação, hoje com 850 metros quadrados de área construída, para mais de 2 mil metros quadrados.
Com o aval do Cope, o projeto agora seguirá para avaliação final da Secretaria de Planejamento e, se necessário, do Conselho Municipal do Planejamento Urbano. É um rito burocrático habitual antes da autorização final para o início das intervenções na área.
Pelo projeto apresentado pelo Indaiá, o novo Frohsinn terá quatro espaços: um restaurante, um ambiente interno para eventos, área externa nos fundos do terreno para celebrações ao ar livre, como casamentos, e o mirante, aberto ao público.
Continua depois da publicidade

O investimento previsto é de R$ 4 milhões. A expectativa dos concessionários é que as obras comecem ainda em 2021. Por contrato, elas devem estar concluídas até setembro de 2022. O Indaiá, inclusive, já começou a agendar cerimônias de casamento a partir deste período.
Além da revitalização, o terreno do Frohsinn também vai abrigar um dos pontos de embarque e desembarque de um teleférico com ligação até a Prainha. A prefeitura ainda aguarda a apresentação de um procedimento de manifestação de interesse (PMI) dos investidores, os mesmos da roda-gigante em Balneário Camboriú, interessados em construir a atração.
Museu da Cerveja
Na mesma reunião, o Cope aprovou o projeto de ampliação e reforma do Museu da Cerveja, já concedido à iniciativa privada. A expectativa dos concessionários é que o espaço seja reaberto ao público ainda neste ano, possivelmente em comemoração ao aniversário de Blumenau, celebrado no dia 2 de setembro.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Continua depois da publicidade