Acabam de sair do forno as primeiras imagens internas do projeto do novo museu do cristal em Blumenau. A atração será construída anexa à fábrica da Mozart, na Rua Bahia. Terá dois pavimentos e as obras do térreo começam nos próximos dias. A expectativa é que a primeira etapa seja finalizada em dois meses. Tudo deve ficar pronto até junho, projeta Gabriel Vidigal, diretor da empresa que vem idealizando o espaço há mais de dois anos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A ideia é que o primeiro piso tenha um grande painel com informações sobre a história do cristal no mundo, começando pela descoberta do vidro pelos fenícios, há mais de 2 mil anos. Na sequência, o público será transportado para Blumenau, cuja relação com o material iniciou na década de 1950 com a criação da Cristais Hering. O acervo estará disponível com textos em português e inglês.
Um outro painel vai detalhar os instrumentos de trabalho necessários para a produção do cristal. Além disso, um expositor mostrará quais elementos compõem o material. Para completar, uma cabine mostrará fotos animadas digitalmente, com som, no que será uma espécie de imersão em um túnel do tempo, promete Vidigal.
Por fora, a fachada fará alusão à casa onde nasceu e viveu o compositor austríaco Mozart, como a coluna já havia adiantado.
Continua depois da publicidade
Veja mais imagens do projeto
Visitas guiadas
As visitas guiadas devem ser o principal chamariz do museu. Segundo Vidigal, um dos destaques serão as explanações sobre a evolução ao longo da história de taças de vinho e copos de cerveja. O passeio termina com degustações de espumantes, vinhos e cervejas em um bar temático no segundo piso. Crianças e abstêmios terão a opção de suco de uva.
Segundo o empresário, o museu também vai expor peças históricas sopradas em Blumenau. É uma forma de valorizar o trabalho dos artesãos locais em um dos poucos polos de produção artesanal do cristal puro que ainda se tem notícia.
— Será uma atração de entretenimento. Não será apenas para vender taças. A ideia é explicar e informar sobre o cristal — diz Vidigal, que prefere não abrir o valor do investimento que está sendo feito na obra.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Continua depois da publicidade
Leia também
Catarinense Buddemeyer mira meio bilhão de faturamento em 2022
Prazo da consulta pública do novo complexo prisional de Blumenau é prorrogado após dúvidas
Reforma do Museu da Cerveja de Blumenau enfim é liberada, mas vai ficar mais cara
Quais empresas de Blumenau vão testar funcionários contra Covid em ambulatórios próprios
Dono da Villa Germania em Indaial compra a maior produtora de codornas do Brasil
Futura concessão da rodoviária de Blumenau avança com entrega de estudo de viabilidade
Catarinense Senior Sistemas prepara entrada na Bolsa de Valores
Mudança em lei pode dar fim à novela do Edifício América em Blumenau, diz advogado
Empresa de Blumenau é vendida por R$ 85 milhões a multinacional bilionária do Canadá
Marca Sulfabril é vendida e deve voltar ao mercado em 2022
Antiga fábrica de centenária empresa de SC é comprada por R$ 37,5 milhões em leilão