Poucas horas depois de a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) anunciar que levará o Festival Brasileiro da Cerveja para Balneário Camboriú em 2025, a prefeitura de Blumenau veio a público no fim da noite de quarta-feira (22) cravar que o evento, assim como a Feira e o Concurso Brasileiro de Cervejas, serão mantidos na cidade no próximo ano.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A resposta é um novo capítulo na disputa pela “paternidade” dos eventos. O município alega que detém os registros das marcas e notificou a Ablutec para que se abstenha de usá-las. A associação, por outro lado, refuta a afirmação e recorre ao histórico para sustentar que é ela quem tem o direito de explorar as programações.
Em nota oficial, a prefeitura disse, “como já havia sido anunciado anteriormente”, que os eventos estão confirmados e vão ocorrer entre os dias 12 e 16 de março no Parque Vila Germânica – é o mesmo período programado pela Ablutec para a feira e o festival em Balneário Camboriú.
O município também acrescentou que está acionando judicialmente a entidade. A prefeitura alega que a Ablutec “se apropriou indevidamente das marcas” para “realizar festividades semelhantes na mesma data no ano que vem, porém, em Balneário Camboriú”. E reforçou que decidiu intervir nos eventos após pedidos de representantes do mercado cervejeiro, que demonstram insatisfação com os rumos do Festival.
Continua depois da publicidade
O imbróglio sugere, neste momento, que 2025 reservará dois eventos cervejeiros na região, com organizações distintas, em Balneário Camboriú (pela Ablutec) e em Blumenau (pela própria prefeitura ou via concessão para uma empresa). Resta saber qual deles carregará o nome já conhecido. Ao que tudo indica, é a Justiça quem vai tirar essa dúvida.
Confira fotos da edição deste ano do festival
Leia também
Balneário Camboriú tira o Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau
Restaurante de Pomerode com cardápio fora do óbvio prepara rede de franquias
Conselho da WEG aprova novo empréstimo com o BNDES
Ponte em Blumenau aberta há três anos apresenta problemas e precisa de reparos
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp