O secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel, reservou parte desta semana para intensificar contatos com investidores, apresentando o pacote de concessões que o município lançou no final de julho. O roteiro incluiu visitas ao empresário Luciano Hang, na quarta-feira, e à presidente do Centro Intercâmbio Comercial Brasil-China, Monica Fang, no dia seguinte.
Continua depois da publicidade
Se em Brusque Greuel ouviu que o dono da Havan não tem interesse imediato em participar, de São Paulo trouxe a promessa de uma visita de empresários chineses a Blumenau. Uma comitiva deve vir acompanhar a abertura da Oktoberfest, no dia 7 de outubro. Será uma oportunidade para apresentar em detalhes tanto a cidade quanto as alternativas de concessões.
Outros empresários, segundo Greuel, já manifestaram interesse nos projetos. Um grupo, por exemplo, pensa em aplicar tecnologia alemã na construção de uma usina para transformar lixo em energia, um dos principais itens do pacote. O secretário vai restringir a agenda nos próximos dias em função dos preparativos finais da Oktoberfest, mas deve retomá-la após o final da festa.
Aliás
Pouco mais de um mês depois do lançamento, nenhum dos 18 itens do pacote de concessões da prefeitura de Blumenau teve o edital lançado. O comitê criado para definir o formato das propostas se reuniu nesta sexta-feira para tratar do assunto. Segundo o coordenador do grupo, Rodrigo Jansen, há algumas prioridades, como as praças, parques e o pátio do Seterb. Mas, antes dos documentos irem para a rua, será preciso aprimorar a legislação municipal. Um projeto de lei que regulamenta a questão deve aportar na Câmara nos próximos dias.
Continua depois da publicidade