A gestão do Concurso e do Festival Brasileiro da Cerveja, importantes eventos que movimentam o calendário cervejeiro de Blumenau, deve mudar de mãos. Dona das marcas, a prefeitura vai intervir na organização, alvo de críticas de cervejeiros locais. A coluna apurou que o município está se cercando juridicamente antes de oficializar a decisão, que internamente já está tomada.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Hoje os eventos são administrados pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), que por ora toca normalmente a organização, inclusive com comercialização de estandes e inscrições de amostras para o concurso. A atuação da entidade, no entanto, é alvo de reclamações de ao menos parte do setor.

No mês passado, a coluna antecipou, em primeira mão, que a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, que reúne nove cervejarias da cidade, além da Escola Superior de Cerveja e Malte, havia enviado um ofício à Vila Germânica reivindicando a gestão dos eventos. O documento trouxe à tona insatisfações sobre aspectos das programações. Na época, o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, acusou o recebimento do documento.

Este grupo de cervejeiros locais já reservou datas na Vila Germânica para 2025 e está trabalhando na formatação de um novo modelo tanto para o concurso quanto para o festival. Mas por enquanto não há definição oficial e a Associação Blumenau Capital da Cerveja é vista como candidata. A prefeitura avalia o pedido e as medidas e consequências legais do repasse da gestão dos eventos. Embora não seja o plano e nem a saída ideal, não está descartada a possibilidade de o próprio poder público assumir a frente.

Continua depois da publicidade

O presidente da Ablutec, Develon da Rocha, confirmou à coluna que a entidade recebeu uma notificação da prefeitura. Mas o empresário diz não saber o teor do documento e que vai analisar a situação com a sua equipe na próxima semana para então se posicionar a respeito.

A possibilidade de intervenção movimenta os bastidores do setor cervejeiro. Dada a complexidade da organização de eventos deste porte, qualquer decisão por mudanças precisa ser tomada logo para não atrapalhar o planejamento tanto de quem faz quanto de quem participa das programações.

Confira fotos da edição deste ano do festival

Leia também

Três empresas disputam reforma do icônico restaurante Frohsinn em Blumenau

Gigantes negociam fusão para criar maior rede de “shoppings” para pets do Brasil

Grupo de Blumenau compra empresa de tecnologia de São Paulo

Prefeito quer acesso a pesquisa que aponta células neonazistas em Blumenau: “Desconhecemos”

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp