O prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt (sem partido), vai apresentar no dia 25 deste mês o pacote de concessões que compõe a terceira e última etapa da reforma administrativa do Executivo. A data foi anunciada na manhã desta quinta-feira durante audiência de prestação de contas do município promovida pelo Observatório Social, que ocorreu no auditório da Ampe.

Continua depois da publicidade

Como o blog já havia antecipado, o pacote inclui 15 projetos. São áreas e serviços hoje administrados pelo poder público e que serão repassados à iniciativa privada. Há a expectativa de investimentos em torno de R$ 250 milhões. Os ativos incluem gestão de praças, iluminação pública, Área Azul, pátio do Seterb, rodoviária e aeroporto Quero-Quero, entre outros.

Peso maior

Ao admitir que terá de usar recursos que serão economizados com a reforma administrativa no primeiro escalão para pagar o acordo de reposição do INPC feito com os servidores municipais, a prefeitura deu peso maior ao pacote de concessões.

Os projetos devem ajudar a desonerar os cofres municipais com a cessão da gestão de áreas e diversos serviços públicos para a iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

Na elaboração do pacote, a prefeitura teve um cuidado redobrado para "não errar a mão", ou seja, garantir que as propostas sejam atrativas e despertem o interesse do mercado – a licitação do Frohsinn é um exemplo de como não agir.

Internamente, há a convicção de que a medida será um sucesso e representará um novo marco para a gestão municipal. É o que se espera em um cenário de estagnação do crescimento das receitas e ampliação das despesas, em especial da folha salarial.